sábado, 26 de outubro de 2019

A influência dos ensinamentos do Bab na Fé Bahá’í

Por Christopher Buck.


Os princípios e leis originais do Báb tiveram uma profunda influência – que ainda hoje permanece - no pensamento e vida Bahá'í. Alguns destes princípios e ideias foram levados para a Fé Bahá'í, apesar de não ser pouco conhecido que as suas origens estão no Báb.

Um caso em questão é o Bayan persa, descrito como “o maior trabalho doutrinário e principal repositório de leis estabelecidas pelo Báb”, distinguido como “o Livro-Mãe da Dispensação Babi” (The Most Holy Book, Note 108, p. 213). O termo “Livro-Mãe” é geralmente usado para designar o Livro central de uma Dispensação religiosa. (Idem, p. 220.)

O Báb revelou o Bayan persa para preparar o caminho para o advento de Bahá’u’lláh. Como tal, muitas das leis do Bayan – se não a maioria delas – nunca foram postas em prática, devido à curta duração da religião do Báb. Bahá'u'lláh anunciaria a Sua missão profética, e com isso, cumpriu as profecias do Báb.

Assim, o Bayan persa além ser o principal repositório de leis estabelecidas pelo Báb, é também “o principal trabalho doutrinário” do Báb. A Fé Bahá’í baseia-se nos ensinamentos de Bahá'u'lláh; e alguns desses ensinamentos têm as suas raízes em ideias expostas no Bayan persa e noutros livros revelados pelo Báb. É claro que Bahá'u'lláh ampliou e expandiu o conteúdo das doutrinas do Báb.

Neste pequeno artigo, apenas uma doutrina é suficiente para ilustrar este aspecto da influência das doutrinas do Báb na Fé Bahá'í. Vejamos, então, aquilo que Bahá'u'lláh identifica como a doutrina mais importante do Alcorão: alcançar a presença de Deus. Por outras palavras: o que significam as profecias do Alcorão, o livro sagrado do Islão, quando predizem o Dia em que os verdadeiros crentes irão, certamente, “encontrar-se com Deus”? Vejamos primeiro o que o Báb diz sobre este assunto no Bayan persa (num excerto traduzido de forma abreviada por Edward Granville Browne, um prestigiado professor de Cambridge):
A Essência Eterna não pode ser compreendida ou descrita, qualificada ou vista, apesar de todas as coisas serem compreendidas, descritas, qualificadas e vistas por Ela; e assim o que se pretende dizer nos Livros Celestiais com “encontrar-se o Senhor” é encontrar-se com o Apóstolo de Deus, pois assim foi dito sobre o verdadeiro crente : “Contemplá-Lo é contemplar o Profeta de Deus, e contemplar o Profeta de Deus é contemplar Deus.”… Ele é como o Sol, e tudo o resto é como um espelho onde aparecem reflexos do sol. Quem atingir o Encontro com Aquele que Deus manifestará, atingirá o Encontro com Deus. (The Bab, Persian Bayan 3:7, traduzido/resumido por Edward Granville Browne, “A Summary of the Persian Bayan,” in Moojan Momen’s Selections from the Writings of E. G. Browne on the Babi and Baha’i Religions, pp. 340–341)
O Báb refere excertos do Alcorão semelhantes ao seguinte:
No dia em que eles serão levados à presença do seu Senhor, a sua saudação uns aos outros será “Que a paz esteja contigo.” Deus preparou uma honrosa recompensa para eles. (Alcorão 33:44)
Aqui, a frase “No dia em que eles serão levados à presença do seu Senhor” está de acordo com a tradução feita por Shoghi Effendi da palavra árabe liqá (um substantivo que significa “reunião” ou “encontro”), nas suas várias formas ao longo do Alcorão.

Seguindo mesmo raciocínio, Bahá’u’lláh escreveu no Livro da Certeza:
Que estranho! Estas pessoas com uma mão agarram-se àqueles versículos do Alcorão e àquelas tradições do povo da certeza que eles consideram estar de acordo com as suas propensões e interesses, e com a outra rejeitam aquilo que é contrário aos seus desejos egoístas. “Acreditais numa parte do Livro e negais outra?” [Alcorão 2:85] Como podeis julgar aquilo que não compreendeis? Assim o Senhor do Ser no Seu livro infalível, após falar do “Selo” na sua elocução exaltada: “Maomé é o Apóstolo de Deus e o Selo dos Profetas,”[Alcorão 33:40] tinha revelado a todos os povos a promessa do “alcançar da Presença divina.” Desta chegada à presença do Rei imortal testemunham os versículos do Livro, alguns dos quais já mencionámos. O Deus uno e verdadeiro é Minha testemunha! Nada mais exaltado ou mais explícito do que “alcançar a Presença divina” foi revelado no Alcorão. Bem-aventurado aquele que a alcançou, no dia em que, como tu testemunhas, a maioria do povo se afastou dela.

E no entanto, através do mistério do primeiro versículo [Alcorão 33:40], eles afastaram-se da graça prometida pelo segundo [Alcorão 33:44], apesar do facto do “alcançar da Presença divina” no “Dia da Ressurreição” ser explicitamente afirmada no Livro. Foi demonstrado e provado definitivamente, através de evidências claras, que por “Ressurreição” se pretende significar o aparecimento do Manifestante de Deus para proclamar a Sua Causa, e por “alcançar da Presença Divina” se pretende significar o alcançar da presença da Sua Beleza na pessoa do Seu Manifestante. Pois, em verdade, “Nenhum olhar O percebe, mas Ele percebe todos os olhares.” [Alcorão 6:103] Não obstante todos estes factos indubitáveis e exposições claras, eles agarraram-se loucamente ao termo “selo”, e permaneceram totalmente privados do reconhecimento d’Aquele Que é o Revelador tanto do Selo como do Princípio, no dia da Sua presença. (Baha’u’llah, The Book of Certitude, ¶181-182)
Bahá’u’lláh indica a importância primordial dos versículos do Alcorão que predizem o Último Dia, quando os verdadeiros crentes se irão “encontrar com Deus”, isto é, alcançar a presença de Deus, conforme indicado nesta afirmação clara: “Nada mais exaltado ou mais explícito do que «alcançar a Presença divina» foi revelado no Alcorão.”

A principal missão do Báb foi preparar o caminho para a vinda de “Aquele que Deus tornará Manifesto” – uma expressão que o Báb usava para Se referir a Bahá’u’lláh. Sobre este ponto vital, o Báb explicou no Bayan persa (3:7):

Sobre isto, aquilo que Deus revelou sobre o Encontro com Ele, ou o Encontro com o Senhor, nada mais significa salvo o Encontro com Aquele que Deus tornará Manifesto [Bahá’u’lláh], pois Deus na Sua Essência não pode ser visto.

Assim podemos perceber porque é que a doutrina do Báb sobre o significado do “encontro com Deus” é tão importante na Fé Bahá'í, e com isso deparamo-nos, mais uma vez, com a “herança viva” do Báb, tal como o próprio Bahá’u’lláh declarou inequivocamente:
Examinai cuidadosamente o Bayan persa revelado por Aquele que Anunciou esta Revelação e vede com olhar equitativo. Em verdade, Ele guiar-vos-á com acerto ao Seu Caminho. Neste momento, Ele proclama aquilo que a Sua língua proferiu anteriormente quando Ele estava sentado no trono do Seu mais enaltecido Nome. (Bahá’u’lláh, Tablets of Bahá’u’lláh, p. 76.)
A influência das doutrinas do Báb na Fé Bahá'í não é apenas mencionada por Bahá’u’lláh; é também celebrada. A herança viva do Báb ecoa de forma vivida e vibrante com as muitas homenagens do Bahá’u’lláh ao Báb.

------------------------------------------------------------
Texto original: The Influence of the Bab’s Teachings on Baha’i Belief (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Christopher Buck (PhD, JD), advogado e investigador independente, é autor de vários livros, incluindo God & Apple Pie (2015), Religious Myths and Visions of America (2009), Alain Locke: Faith and Philosophy (2005), Paradise e Paradigm (1999), Symbol and Secret (1995/2004), Religious Celebrations (co-autor, 2011), e também contribuíu para diversos capítulos de livros como ‘Abdu’l-Bahá’s Journey West: The Course of Human Solidarity (2013), American Writers (2010 e 2004), The Islamic World (2008), The Blackwell Companion to the Qur’an (2006). Ver christopherbuck.com e bahai-library.com/Buck.

1 comentário:

Humberto Vital disse...

Acredito que Sua Santidade o Bab redirecionou a forma e a maneira de se práticar atos de devoção a Deus. Mais do pregar pregar uma religião Ele ensinou seus seguidores a colocar suas qualidades em estado de transformação e levar a um nível mais alto, em ressurreição, para poder almejar ser apresentado na presença D'Aquele que Deus enviaria, para poder estar na presença de Deus.
O próprio Bahá'u'lláh na Epístola de Ahmar O denomina o "Mensageiro de Deus" e a Seu livro o Bayan," o Livro Mater". A meu ver o Livro que ensina as maneiras dignas de adoração a Deus.
Se estamos em uma Nova Era, e o Bab é o Ponto Primordial, de Sua Revelação surgiram as forças que prepararam para a Nova Criação.