sábado, 1 de fevereiro de 2020

O Poder do Espírito Santo

Por David Langness.


Os Bahá'ís vêem Deus de uma forma não tradicional e única.

Os ensinamentos Bahá'ís descrevem Deus com uma essência incognoscível, uma Realidade Divina que está muito além da compreensão ou descrição da criação. As Escrituras Bahá'ís afirmam que apesar de podermos tentar compreender Deus, Ele permanecerá sempre um mistério inconcebível, ilimitado, imortal e invisível. Uma metáfora mística nas Escrituras Bahá'ís compara Deus a um pintor e o mundo da criação a uma pintura:
Considera a relação entre o artesão e a sua obra, entre o pintor e a sua pintura. Poder-se-á alguma vez afirmar que o trabalho produzido pelas suas mãos é igual a eles próprios? Por Aquele Que é o Senhor do Trono no alto e em baixo, na terra! Estes não podem ser considerados senão como evidências que proclamam a excelência e perfeição do seu autor. (Gleanings from the Writings of Baha'u'llah, CLX)
E isto leva-nos a um dilema básico: se Deus está além da nossa compreensão, como poderemos procurar e encontrar a inspiração divina e a Sua energia vivificadora? 'Abdu'l-Bahá responde a esta questão crítica:
Assim podemos dizer que deve existir um Mediador entre Deus e o Homem, e que este não é outro que não o Espírito Santo, que estabelece a relação entre o mundo criado e o “Inconcebível”, a Realidade Divina. A Realidade Divina pode ser comparada ao sol e o Espírito Santo aos raios do sol. Tal como os raios do sol trazem a luz e o calor do sol para a terra, dando vida a todas as coisas criadas, também os “Manifestantes” trazem o poder do Espírito Santo do Sol da Realidade Divina dando luz e vida às almas dos homens. ('Abdu'l-Bahá, Paris Talks, p. 57)
Este intermediário inspirador entre Deus e a humanidade – que as Escrituras Bahá'ís normalmente designam como Espírito Santo – transmite o seu brilho vivificador através dos profetas, dos mensageiros, dos Manifestantes de Deus:
O Espírito Santo é a Luz do Sol da Verdade que traz, através do seu poder infinito, vida e iluminação a toda a humanidade, enchendo as almas com Esplendor Divino, levando as bênçãos da Misericórdia de Deus a todo o mundo. A terra sem o calor e a luz dos raios solares, não poderia obter qualquer benefício do sol.

De igual modo, o Espírito Santo é a verdadeira causa da vida do homem; sem o Espírito Santo, ele não teria intelecto, ele seria incapaz de adquirir conhecimento científico, com o qual ele consegue grande influência sobre o resto da criação. A iluminação do Espírito Santo dá ao homem o poder do pensamento, e capacita-o a fazer descobertas com as quais ele usa as leis da natureza segundo a sua vontade.

O Espírito Santo - através da mediação dos Profetas de Deus - é quem ensina virtudes espirituais ao homem e o capacita a atingir a Vida Eterna. Todas estas bênçãos são trazidas ao homem pelo Espírito Santo; assim, podemos perceber que o Espírito Santo é o intermediário entre o Criador e a criatura. A luz e o calor do sol tornam a terra frutífera e criam vida em todas as coisas que crescem; e o Espírito Santo desperta as almas dos homens. ('Abdu'l-Bahá, Paris Talks, p. 58)
No conceito Bahá'í de revelação progressiva - a unicidade sistémica e sequencial de todos os Manifestantes de Deus – podemos ver como o poder do Espírito Santo inspirou e iluminou repetidamente o mundo através dos fundadores das grandes religiões: Abraão, Moisés, Jesus Cristo, Krishna, Buda, Maomé e agora, Bahá'u'lláh. Estes mensageiros divinos vieram todos do mesmo Deus e ensinaram as verdades espirituais elementares. Todos transmitiram um novo conhecimento, uma nova inspiração e um novo ímpeto para as pessoas se amarem umas às outras. E todos estes mensageiros divinos apareceram para nos ensinar como aceder às realidades místicas, celestiais e espirituais da vida. Assim, as principais e mais sinceras orações Bahá'ís rogam para que o poder do Espírito Santo ilumine toda a alma humana:
Que os nossos olhos possam estar sempre despertos; que as janelas das nossas mentes possam estar sempre bem abertas, para que quando o mensageiro aparecer, não fiquemos privados da sua glória devido aos véus de ideias preconcebidas; para que quando os arautos celestiais bradarem a palavra de Deus, não estejamos surdos; para que quando a fragrância sagrada do paraíso do Omnipotente se espalhar, as nossas narinas não estejam atormentadas com o frio. Que sejamos capazes de inalar o perfume, contemplar o esplendor, escutar a voz e ser regenerados com o espírito do novo dia.

Então a nossa vida será revivificada, apreciaremos a existência eterna, seremos revigorados com o sopro do Espírito Santo e seremos informados sobre os mistérios da criação. ('Abdu'l-Bahá, Divine Philosophy, p. 169)
-----------------------------
Texto original: The Power of the Holy Spirit (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

David Langness é jornalista e crítico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site www.bahaiteachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.

Sem comentários: