sábado, 17 de outubro de 2020

Celebrar os Aniversários do Báb e de Bahá'u'lláh


Todas as religiões celebram o nascimento do seu fundador com grande alegria – mas os Bahá'ís celebram com uma dupla alegria pois celebram os aniversários gémeos. Quer isto dizer que a comunidade Bahá'í celebra os nascimentos do Báb e de Bahá'u'lláh - os Manifestantes de Deus que estão na origem da revelação Bahá'í – em dois dias consecutivos. 

Quem foi o Báb? Os Bahá'ís acreditam que o Báb – cujo título significa “a Porta” – abriu o caminho para o advento de uma nova era de realização e maturação da humanidade. A principal missão do Báb – anunciar o aparecimento de um educador espiritual divinamente inspirado que Ele referiu como “Aquele que Deus tornará Manifesto” – preparou o caminho para a vinda de um novo mensageiro de Deus. Tal como João Baptista, o Báb instruiu os Seus esperançosos seguidores a prepararem-se para o aparecimento de um novo profeta. Também anunciou o início de uma nova era na história da humanidade, que testemunharia o surgimento de uma civilização mundial justa, unida e pacífica. O ministério do Báb, apesar de ter durado apenas seis anos e terminado com o Seu fuzilamento, abriu o caminho para Bahá'u'lláh.

Os Bahá'ís designam estes dias feriados como “gémeos”, porque segundo o calendário islâmico usado no tempo em que o Báb e Bahá'u'lláh nasceram, os seus nascimentos deram-se em data sucessivas – o Báb nasceu no primeiro dia do mês de Muharran, e Bahá'u'lláh nasceu no segundo dia desse mesmo mês.

Estes dois feriados – em que os Bahá'ís se reúnem para orar, ler excertos das Escrituras Bahá'ís, cantar e celebrar – são fonte de enorme alegria e importância para os Bahá'ís em todo o mundo.

No Seu Livro Mais Sagrado, Bahá'u'lláh escreveu:
Todas as Festas atingem a sua consumação nestes dois Mais Grandiosos Festivais, e nos dois outros festivais que ocorrem em dias gémeos… Assim foi decretado por Aquele que é o Ordinante, o Omnisciente. (¶110)
Bahá'u'lláh pede aos Bahá'ís que celebrem festas de unidade, alegria e comemoração em cada um destes dois dias especiais, o que os lhes dá uma importância apenas superada pelos dois “Mais Grandiosos Festivais” – que celebram a declaração de Bahá'u'lláh no jardim de Ridvan, em 1863 e a Declaração o Báb em Shiraz, em 1844.

Isto significa que os Bahá'ís assinalam duas épocas festivas em cada ano, uma na primavera e outra no verão. Para quem vive no hemisfério norte, as declarações de Bahá'u'lláh e do Báb ocorrem na primavera, em Abril e Maio. Para quem vive no hemisfério sul, os nascimentos do Báb e Bahá'u'lláh ocorrem na primavera, em Outubro ou Novembro. Percebemos assim, que estas celebrações ocorrem sempre em momentos em que o mundo se renova.

Porque é que as datas dos Aniversários Gémeos mudam todos os anos?


Tradicionalmente, os Bahá'ís no Médio Oriente têm assinalado os Aniversários Gémeos de acordo com o calendário lunar islâmico, celebrando-os em dias consecutivos, como um festival de dois dias. O próprio Bahá'u'lláh fazia a mesma coisa.

Nesse calendário lunar Muçulmano, porém, os Aniversários Gémeos ocorrem em dias diferentes todos os anos, porque cada mês tem início com o aparecimento de uma lua nova, ao contrário do calendário solar que tem datas fixas. Em relação ao calendário solar (de 365 dias), o calendário islâmico “perde” onze dias todos os anos, pois os doze ciclos lunares totalizam cerca de 354 dias, um pouco menos que o calendário solar.

Bahá'u'lláh nasceu dois anos antes do Báb. No calendário solar ocidental, os seus dias de nacimento estão separados por cerca de três semanas. Isto significa que Bahá'u'lláh nasceu no dia 12 de Novembro de 1817 DC (2 de Muharran do ano 1233 AH) e o Báb nasceu no dia 20 de Outubro de 1819 DC (1 de Muharran do ano 1235 AH).

Nos países ocidentais, os Bahá'ís assinalaram durante muitos anos os dois aniversários nas datas fixas para estas celebrações no calendário solar: 12 de Novembro e 20 de Outubro. Mas em 2014, teve lugar uma mudança significativa – os Bahá'ís de todo o mundo começaram a celebrar estes dias sagrados em datas móveis, seguindo uma combinação do calendário solar com o calendário lunar. Em vez de estar baseado num único calendário, os Bahá'ís celebram os Aniversários Gémeos oito meses lunares após o Ano Novo Bahá'í, que ocorre no equinócio de primavera no ano solar (normalmente, o dia 21 de Março).

Neste ano (2020), os Aniversários Gémeos acontecem em 18 e 19 de Outubro. No próximo ano (2021), estas celebrações terão lugar nos dias 6 e 7 de Novembro. Tal como os Bahá'ís reconciliam e unem as religiões, também unem e reconciliam os calendários, adaptando as celebrações lunares e solares numa única:
A adopção de um novo calendário em cada dispensação é um símbolo do poder da Revelação Divina para dar uma nova forma à percepção humana da realidade material, social e espiritual. Através dele, os momentos sagrados destacam-se, o lugar da humanidade no tempo e no espaço é repensado, e ritmo da vida reformulado. (A Casa Universal de Justiça, 10 de Julho de 2014)
Aqui fica o convite! Quando os Bahá'ís celebram estes momentos felizes, todos são bem-vindos. Nas muitas celebrações que se realizam um pouco por todo o mundo, para celebrar os nascimentos do Báb e de Bahá'u'lláh, prevalece um ambiente de alegria e celebração. Há sorrisos, há música, há amigos que se encontram, crianças que riem, e uma calorosa camaradagem no ar – e certamente que serão servidos alguns refrescos.

Estes dias dos Aniversários Gémeos assinalam um momento festivo no ano Bahá'í, em que a comunidade Bahá'í se reúne para celebrar o advento dos dois profetas de Deus, o Báb e Bahá'u'lláh, os fundadores gémeos da sua Fé, e saudar o início de uma nova era na unidade humana.

-----------------------------------------------------------
Traduzido e adaptado de: Celebrating the Birthdays of the Bab and Baha'u'llah

Sem comentários: