sábado, 2 de janeiro de 2021

O Significado Espiritual do Número 9

Por Radiance Talley.


Alguma vez se perguntou porque é que os diferentes números têm diferentes níveis de significado para si? Talvez tenha reparado que na sua vida alguns números parecem surgir mais vezes do que outros, e consequentemente sente-se mais ligado(a) a eles. Ou pode sentir-se mais ligado a um certo número devido ao simbolismo que têm na sua família, cultura ou religião.

As pessoas interessadas em numerologia acreditam que o número 9 simboliza a plenitude – o fim de um ciclo e um outro possível começo. Também é um número com o qual muito Bahá’ís sentem uma ligação especial devido ao seu significado especial.

O significado especial do número 9 na Fé Bahá’í

As escrituras Bahá’ís afirmam que o número nove é “o número da perfeição” e “o maior dígito, simbolizando assim a vastidão, o apogeu.”

Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá’í, escreveu que o nove “é considerado pelo Bahá’ís como sagrado, porque simboliza a perfeição da Revelação Bahá’í que constitui a nona na linha das religiões existentes, a mais recente e mais completa Revelação que a humanidade alguma vez conheceu”.

É por este motivo que um dos nossos símbolos na Fé Bahá’í é a estrela de nove pontas, que representa a unidade, a verdade e a unicidade de todas as religiões. De facto, todos os templos Bahá’ís têm nove lados. Por exemplo, a Casa de Adoração em Chicago (EUA) tem nove entradas, nove jardins adjacentes e nove versículos sobre as portas.

Shoghi Effendi acrescentou que “o motivo do seu uso na forma do Templo deve-se ao facto do 9 ser o valor numérico exacto de Bahá (na numerologia associada ao alfabeto árabe) e Bahá é o nome do Revelador da nossa Fé, Bahá’u’lláh”.

Numa carta escrita em 1932 em nome de Shoghi Effendi, explica-se: “Nas línguas semitas – árabe e hebreu – cada letra do alfabeto tem um valor numérico; assim, em vez de usar dígitos para referir números, eles usaram letras e composições de letras. Assim, todas as palavras têm um significado literal e um significado numérico… E porque a palavras Baha representa o número nove, também pode ser usada como alternativa ao número.”

Além de ser visível nos nossos símbolos e templos, o número nove também se reflecte no número de pessoas que são eleitas para servir nas assembleias espirituais Bahá’ís. As assembleias espirituais locais em cada comunidade, as assembleias espirituais nacionais em cada país e a Casa Universal de Justiça, têm - todas elas - nove crentes Bahá’ís que desejam ser uma fonte de amor, encorajamento e apoio na comunidade Bahá’í.

O Significado do Número 9 nas outras Religiões


O número 9 também tem um significado espiritual noutras tradições religiosas. No Budismo, acredita-se que Buda tinha nove virtudes.

Segundo a Bíblia são nove os “frutos do espírito”, que são atributos específicos – amor, alegria, paz, paciência, generosidade, bondade, fidelidade, gentileza e auto-controle – que se diz serem o resultado da influência do Espírito Santo na vida cristã. Além disso, Jesus morreu na nona hora. Mateus 27:46 relata: “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?

No Hinduísmo, nove é o número de Brahma, o criador. E o Ramadão, tempo do jejum e reflexão espiritual para os Muçulmanos, é o nono mês do calendário Islâmico.

E é claro que o número nove surge de diversas formas nas nossas vidas. Vemos, por exemplo, que a gravidez é um processo que demora nove meses. A beleza do número nove pode ter muitos significados para diversas pessoas, e isso mostra o quão unificador pode ser este número.

-----------------------------------------------------------
Texto original: The Spiritual Meaning and Significance of the Number 9 (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Radiance Talley é licenciada em comunicação pela Universidade de Maryland. Além da escrita, do desenho, e da comunicação em público, Radiance tem um profundo conhecimento da teoria da construção, técnicas de negociação, gestão de conflitos, comunicação organizacional e intercultural, antropologia e sociologia.

Sem comentários: