sexta-feira, 18 de março de 2022

Um Vislumbre de Esperança: como a Comunidade Mundial apoia a Ucrânia

Por Kathy Roman.
 

Todos os dias acordo com notícias sobre o agravamento da tragédia da guerra e todas as noites adormeço com pensando numa população ucraniana aterrorizada, que luta pela sobrevivência do seu país e dos seus filhos.

Mas ontem à noite foi diferente – as notícias mostraram-me imagens inspiradoras que renovaram minha esperança na humanidade.

Decidi então que tentaria procurar exemplos positivos de como a comunidade mundial se está a esforçar para apoiar o povo ameaçado da Ucrânia. Não tive que procurar muito para encontrar quatro exemplos maravilhosos.

Primeiro, o CEO da Airbnb pediu à população da Polónia, Alemanha, Roménia e Hungria que abrissem as suas casas para ucranianos que atravessassem a fronteira. A empresa disse que essa estadia será financiada pelo Airbnb Inc., doadores do Airbnb.org Refugee Fund, e através da generosidade dos anfitriões de todo o Airbnb.org. O Airbnb.org e o Airbnb anunciaram que oferecerão estadia gratuita de curto prazo para 100.000 refugiados ucranianos. Eles também se comprometeram a trabalhar em estreita colaboração com os governos para melhor responder às necessidades específicas de cada país, o que incluirá o fornecimento de estadias de longo prazo. Veja este LINK para ajudar.

Este tipo de compromisso altruísta com o bem-estar da humanidade exemplifica o espírito Bahá'í. Em Paris, há mais de um século, ‘Abdu'l-Bahá disse:

Isto é adoração: servir a humanidade e contribuir para as necessidades das pessoas. O serviço é oração. Um médico que atende os doentes, gentilmente, com ternura, livre de preconceitos e acreditando na solidariedade da raça humana, ele está louvando.

Em segundo lugar, a organização global sem fins lucrativos “World Central Kitchen”, fundada pelo Chef José Andrés, reagiu rapidamente em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. Nos postos fronteiriços no sul da Polónia, eles começaram a servir refeições quentes 24 horas por dia. Esses esforços aumentaram e agora servem refeições em vários postos fronteiriços, bem como em restaurantes locais, preparando refeições para residentes em Odessa e Lviv, na Ucrânia. Andrés expressou as suas preocupações:

“Povos do mundo… Tal como vós, estou perturbado ao ver a Ucrânia sob ataque. Devemos unir-nos como uma força para o bem!” escreveu o chef hispano-americano no Twitter. Num vídeo seguinte, Andrés disse: “Pessoal, há muitas maneiras de lutar. Algumas pessoas lutam para garantir que as pessoas sejam alimentadas.” (Ver aqui)

Em terceiro lugar, um grupo base de angariação de fundos, “Gather for Good”, organizou uma gigantesca venda de bolos em restaurantes e padarias com participantes das comunidades de São Francisco, Los Angeles e San Diego, Califórnia. Padeiros e chefs vendem uma variedade de bolos cujos lucros revertiam para a Ucrânia. Um dos fundadores do “Gather for Good”, Steph Chen, queria fazer a diferença:

Definitivamente, há um sentimento colectivo de opressão e temor”, disse Chen. “Sinto que quando vejo as notícias ou vejo diferentes sites que sigo nas redes sociais e está ficando cada vez pior, e é muito difícil sentir que podemos ficar à parte.” (veja aqui)

Uma vez que somos todos uma família humana, Bahá’u’lláh escreveu:

Um acto, por ínfimo que seja, é, quando visto no espelho do conhecimento de Deus, mais poderoso que uma montanha. Cada gota oferecida no Seu caminho é como o mar naquele espelho.

Alemães na Estação Ferroviária de Berlim
aguardando refugiados ucranianos

E em quarto lugar, os alemães e muitos outros povos europeus mobilizaram-se para ajudar, em massa. É animador para mim este foco na nossa humanidade comum neste momento e em todos aqueles que estão ajudando, não prejudicando, neste período precário de nossa história.

Algo que me inspirou especialmente foi um vídeo de ucranianos cansados saindo de um comboio, na Alemanha. A empresa ferroviária Deutsche Bahn permite que os refugiados viajem gratuitamente. Quando os ucranianos chegam, são recebidos por moradores da cidade segurando cartazes, oferecendo acomodações nas suas casas como alternativa aos abrigos estatais. Mesmo no meio de uma pandemia mundial, estas pessoas altruístas abrem mão do seu conforto e segurança por uma população que nunca viram.

Paulin Nusser, uma estudante de 26 anos que mora num apartamento partilhado, segura uma placa oferecendo o seu sofá por algumas noites: “Sentimo-nos meio desamparados; por isso eu queria pelo menos ajudar alguém a dormir bem”, disse Nusser.

Os alemães também criaram um centro de acolhimento com voluntários que servem comida quente. Roupas, sapatos e carrinhos de bebé estão disponíveis, juntamente com brinquedos para as crianças. Os voluntários que falam diferentes idiomas estão disponíveis para ajudar a orientar os necessitados (veja aqui). Estes são apenas alguns exemplos de como as pessoas nobres, compassivas e benevolentes do mundo estão a reagir a esta crise que - quer percebamos ou não - afecta todos nós. Temos um longo caminho a percorrer, mas cada um de nós pode desempenhar um papel no processo de ajudar os outros membros da família humana e, no processo de unificação do nosso planeta. Qua vai ser o seu papel?

-----------------------------
Texto original: A Glimmer of Hope: How the World Community Supports Ukraine (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Kathy Roman é educadora reformada, aspirante a escritora, esposa e mãe de dois filhos que vive em Elk Grove, California (EUA), onde serve como responsável de Informação Pública Bahá’í.

Sem comentários: