sábado, 25 de junho de 2022

O que significa "Nova Ordem Mundial"?

Por Rebecca Sherry Eshraghi.


Quando procuramos na internet a expressão “Nova Ordem Mundial”, a Wikipedia aparece geralmente em primeiro – e este termo aparece seguido das palavras “teoria da conspiração” entre parêntesis.

A página da Wikipedia descreve este significado específico de uma nova ordem mundial como:

O tema comum nas teorias da conspiração sobre uma Nova Ordem Mundial é que uma elite poderosa secreta com uma agenda globalista está a conspirar para conseguir governar o mundo através de um governo mundial autoritário.

Os Bahá'ís também costumam usar a expressão "nova ordem mundial" - mas com um significado, propósito e intenção completamente diferentes daquilo que está descrito na Wikipedia descreve inicialmente. E se continuarmos a procurar na internet, encontramos uma outra página da Wikipedia que define esta expressão de uma forma completamente diferente:

A expressão “nova ordem mundial” refere-se a um novo período da história onde ocorrem mudanças dramáticas no pensamento político mundial e no equilíbrio de poder nas relações internacionais. Apesar das diversas interpretações desta expressão, ela está associada principalmente à noção ideológica de governação mundial apenas no sentido de novos esforços coletivos para identificar, entender ou resolver problemas globais que estão acima da capacidade de resolução de cada estado-nação.

Para os Bahá'ís, a nova ordem mundial significa um esforço positivo, democrático e unificador, mas não um meio de controle ou poder autoritário. De facto, o conceito de nova ordem mundial remonta à revelação de Bahá'u'lláh, no século XIX, quando Ele proclamou:

Em breve, a ordem actual será recolhida, e uma nova se estenderá no seu lugar… Aproxima-se o dia em que teremos recolhido o mundo e tudo o que há nele e estendido uma nova ordem… (citado em The Promised Day is Come, p.17)

A primeira vez que ouvi a expressão “nova ordem mundial” ser usada fora da comunidade Bahá'í foi em 1991, pelo presidente americano George Bush – e depois tenho ouvido regularmente outros líderes políticos e económicos usar esta expressão ao longo dos anos. De alguma forma, parece que os dirigentes mundiais estão a fazer esforços para criar uma nova ordem mundial, mas alguns não confiam na sua agenda.

Por outro lado, a comunidade Bahá'í possui uma ordem administrativa mundial bem organizada, instituída pelo próprio Bahá'u'lláh e aperfeiçoada pelo Seu filho 'Abdu'l-Bahá e, posteriormente, Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá'í. Esta ordem tem por objectivo servir toda a humanidade e unir o mundo em paz. Porque é que os Bahá'ís gastam os seus esforços desta maneira? Porque Bahá'u'lláh proclamou: "O bem-estar da humanidade, a sua paz e a segurança, são inatingíveis a menos que a sua unidade seja firmemente estabelecida".

Se olharmos para os desenvolvimentos no mundo nas últimas décadas, percebemos que a globalização se tornou cada vez mais inevitável. Nenhuma nação ou povo é completamente independente; e o que quer que aconteça numa parte do mundo afecta outras partes. Todos na Terra estão ligados globalmente, através do comércio e viagens internacionais, das migrações, dos direitos humanos, dos intercâmbios culturais, da música, do cinema, da comunicação social e das telecomunicações, dos avanços na ciência e tecnologia, e do crescente reconhecimento da unidade do meio ambiente do mundo.

Assim, se mais globalização é inevitável, então a humanidade obviamente exigirá uma nova ordem mundial para sua própria governação, para resolver os problemas globais e encontrar um caminho para a paz universal. Com uma nova ordem mundial, poderíamos evitar o caos e a turbulência resultantes dos vários problemas que hoje testemunhamos: disputas sobre fronteiras territoriais, aumento do nacionalismo, racismo, extremismo religioso, ganância empresarial, política partidária e guerras em curso.

Os ensinamentos Bahá'ís sempre promoveram uma perspectiva global universal. Bahá'u'lláh escreveu:

Que a vossa visão seja de âmbito mundial e não limitada a vós próprios. (SEB, XLIII)

Que não se vanglorie quem ama o seu próprio país, mas sim, quem ama o mundo inteiro. A terra é um só país, e a humanidade os seus cidadãos. (SEB, CXVII)

Sede como os dedos de uma mão, os membros de um único corpo. (PB, p.118)

Segundo as palavras de ‘Abdu’l-Bahá, no centro da versão Bahá'í da nova ordem mundial está o amor por todas as pessoas como uma família humana:

Em todas as Dispensações, a luz da Orientação Divina tem estado centrada num tema central... Nesta Revelação maravilhosa, neste século glorioso, a base da Fé de Deus e a característica distintiva da Sua Lei, é a consciência da unidade da humanidade. (citado em The Promised Day is Come, p. 119)

Quando falamos da visão de uma nova ordem mundial, é importante ter em mente que, se ela leva à unidade, paz, à justiça e à prosperidade global, e é guiada por princípios espirituais de amor e companheirismo, então todos devemos lutar por isso.

-----------------------------
Texto original: What Does the “New World Order” Mean? (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Rebecca Sherry Eshraghi é uma Bahá'í que vive na Flórida. É casada e tem dois filhos. Cresceu na Alemanha num ambiente multicultural, onde obteve o seu diploma em Negócios Internacionais. Recentemente concluiu o doutoramento em Medicina Natural.

1 comentário:

Padinha disse...

Precisamos divulgar mais amplamente este conceito e significado de uma "Nova Ordem Mundial" sob o ponto de vista Bahá'í. Para evitarmos mais um mal entendido. Alláh'u'Abhá!