sábado, 11 de junho de 2022

O que significa ter fé?

Por V. M. Gopaul.


A maioria de nós já ouviu estas frases motivadoras e encorajadoras em algum momento da vida: “Sê forte e tem fé. Mantém a tua fé. Não percas a fé”. Mas o que significam verdadeiramente estas frases?

O que torna a fé tão importante nas nossas vidas? E em que é que devemos realmente ter fé?

A fé, tal como o conhecimento, a esperança e o amor, é uma das bases da existência humana. Sem fé em nós próprios e sem um sentido de fé no futuro, a vida não vale muito.

Além destes tipos de fé, quando subimos ao nível mais elevado – a fé num Criador – poder acontecer uma metamorfose, semelhante à de uma lagarta que se transforma numa magnífica borboleta-monarca.

Mas é difícil ver uma alma segurar-se ao cordão da fé inabalável. As mudanças e os acontecimentos nas nossas vidas podem fazer-nos perder a fé – em nós próprios, no futuro, e em Deus. Como podemos controlar esse risco?

Os ensinamentos Bahá'ís abordam esta tema de forma directa – e começam por nos aconselhar a conhecermo-nos a nós próprios e a entendermos os “mistérios da existência” que se encontram dentro das nossas almas. Sobre o espírito da fé, ‘Abdu'l-Bahá disse:

... o íman da fé e do serviço é o poder do amor manifesto do espírito de fé. Permite atrair as virtudes divinas e experienciar a felicidade espiritual. A chave é uma vida de fé. Devemos esforçar-nos para nos conhecermos a nós próprios, pois dentro de cada um de nós encontram-se os mistérios da existência. Então, poderemos entrar no Reino revelado e sentir o calor curador do Sol da Realidade.

Vamos considerar dois dos aspectos importantes que esta citação menciona– atracção pelas virtudes divinas e felicidade espiritual; são ambos temas que passam regularmente pelas nossas vidas.

A Fé como Confiança


A Fé pode significar, no seu nível mais elementar, confiança numa pessoa ou numa coisa. A fidedignidade, conforme definida nas Escrituras Bahá'ís, é definitivamente uma virtude divina. No seu livro O Segredo da Civilização Divina, 'Abdu'l-Bahá incluiu-a entre os verdadeiros "atributos das pessoas de fé":

... os atributos das pessoas de fé são a justiça e a imparcialidade; a paciência, a compaixão e a generosidade; a consideração pelos outros; a franqueza, a fidedignidade e a lealdade; o amor e a bondade; a devoção, a determinação e a humanidade.

O que acontece quando essa fé e confiança não existem? A criança torna-se fica isolada, intimidada e sem muita esperança ou fé no futuro. Tal como o oxigênio e a água são essenciais para a existência física, o nosso bem-estar emocional depende da fé. Imaginem pais e filhos vivendo com pouca ou nenhuma fé entre si – essa família será certamente disfuncional e até se pode desintegrar. Também vemos efeitos semelhantes numa escala social maior, quando a confiança é escassa entre um qualquer grupo de pessoas ou numa qualquer nação.

Esse tipo de fé confiante surge do conhecimento e da segurança, que é uma forma de amor – tudo elementos essenciais da construção emocional para a vida dos indivíduos, das famílias, das sociedades e do mundo. Quem se sujeitaria a um transplante de coração se soubesse que o cirurgião é incompetente? Um trabalhador da construção civil subiria a um andaime que soubesse ser inseguro? Obviamente que não! A fé tem que existir primeiro. Fé não significa apenas fé religiosa; a fé não se limita a consolidar relacionamentos – a fé é fundamental para a nossa sobrevivência.

Fé como Código de Ética e Crença no Divino


Em qualquer grupo de pessoas, um compromisso partilhado e a adesão a um conjunto comum de valores éticos ajudam a consolidar a confiança na integridade dos membros do grupo e na integridade do próprio grupo.

Os sistemas de crença religiosa, como a Fé Bahá'í, têm esse tipo de coerência baseada em valores éticos. Ser membro de uma comunidade religiosa unida e confiante pode proporcionar um sentimento de conforto e pertença, mas não inclui necessariamente uma consciência de Deus.

Esse tipo de fé, no entanto, pode expandir-se gradualmente para a crença numa existência que transcende aquilo que os sentidos físicos podem perceber, como a aceitação de um Criador que ninguém viu. A fé num Ser Supremo nasce de uma relação íntima entre a alma e essa realidade espiritual invisível. À medida que o relacionamento cresce, o mesmo acontece com os poderes interiores de cada um. De acordo com 'Abdu'l-Bahá, "O primeiro sinal de fé é o amor".

Nas relações humanas lidamos com faces visíveis; mas num compromisso divino viajamos para o desconhecido. Além disso, esta é uma viagem na qual devemos assumir responsabilidade pessoal. Os ensinamentos Bahá'ís dizem: "... a fé de qualquer homem não pode ser condicionada por ninguém, excepto por ele próprio". Por outras palavras, as nossas crenças exigem que sejamos responsáveis por cada acção que realizamos. Portanto, a fé requer confiança.

Considere a vida de uma pessoa invisual. Para ela, as tarefas que as pessoas com visão dão como certas tornam-se difíceis, até mesmo perigosas. Ao caminhar até casa de um vizinho, ela poderia colidir com objetos ou outras pessoas, tropeçar em desníveis na calçada, cair numas escadas ou até mesmo ficar em frente de um carro que se aproximasse. Felizmente, a pessoa invisual pode aprender a lidar com esses obstáculos de várias maneiras. Por exemplo, pode ter um cão-guia – mas não serve qualquer cão. Deve ser um cão que tenha sido cuidadosamente treinado, e depois ela deve aprender a trabalhar e confiar no seu novo amigo canino. A pessoa invisual aprende a confiar no seu cão-guia através da experiência: isso dá-lhe segurança ao longo do seu dia. Assim, o conhecimento leva à confiança, que depois se transforma em fé.

Esta metáfora descreve a nossa vida espiritual. Por vezes, a nossa visão interior fica ofuscada, obscurecida ou até é inexistente. Podemos ficar numa bifurcação na estrada, incapazes de ver claramente qual caminho a seguir, ou podemos ser chamados a realizar alguma tarefa sem saber exactamente para onde ela nos levará. Com fé e confiança na benevolência suprema do Criador, podemos avançar na vida, confiantes de que ela nos levará para onde mais precisamos de ir.

-----------------------------
Texto original: What Does It Mean to Have Faith? (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Gopaul é especialista em software e bases de dados, tendo escrito vários livros para profissionais de TI. É casado, pai de duas crianças, e vive no Canadá. Para mais informação ver: www.vmgopaul.com.

Sem comentários: