sábado, 30 de julho de 2022

Nascimento Espiritual: o que significa Nascer de Novo

Por V. M. Gopaul.


Uma coisa é certa: todos os seres humanos chegam a este mundo num corpo nu e frágil. Após este nascimento físico, um recém-nascido precisa desesperadamente dos outros para sobreviver.

Felizmente, existe geralmente uma ajuda que acompanha o recém-chegado, que o auxilia no seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual, que lhe permite ser educado, atingir a autossuficiência e tornar-se um membro produtivo da sociedade. Então, depois de uma vida neste plano de existência, surge a morte, por vezes inesperadamente. Esse ciclo da vida aplica-se a todos nós.

Mas existe um outro tipo de nascimento

De todas as religiões, o Cristianismo enfatiza particularmente este segundo nascimento. Segundo João, Jesus disse: “A menos que um homem nasça de novo, ele não pode ver o Reino de Deus.” Jesus também disse: “O que nasce da carne é carne; e o que nasce do Espírito é espírito”. Estas afirmações sugerem que cada ser humano tem duas realidades: a física e a espiritual. Através do nosso nascimento físico entramos neste mundo temporal, mas para ter acesso a uma realidade mais eterna, à existência que as diferentes religiões chamam de reino de Deus, precisamos passar por um nascimento espiritual.

Os ensinamentos Bahá'ís dizem que o Reino de Deus se refere a um mundo que está para lá da realidade física. Numa palestra em Nova Iorque, em 1912, ‘Abdu'l-Bahá disse: “Portanto, neste mundo ele [o ser humano] deve preparar-se para a vida além. O que ele precisa no mundo do Reino deve ser obtido aqui.

Todos nós precisamos vivenciar essa transformação básica para nos prepararmos para o próximo mundo, assim como no útero somos transformados de uma única célula numa criança, num processo de preparação para este mundo.

Nascer espiritualmente implica ganhar consciência de que a nossa existência não é apenas física. Aqueles que vivenciaram esta dimensão espiritual entendem que a sua existência é altamente valorizada quando vivem de acordo com as leis espirituais, e não apenas pelos ditames dos impulsos físicos e sociais. O ponto mais alto desta consciência reconhece que um Ser supremo – chamado Deus ou Alá ou Yahweh – criou o universo. Quando ocorre um renascimento, o nosso espírito interior deve desenvolver um relacionamento com esse Poder Supremo para se desenvolver e crescer.

O nascimento físico acontece naturalmente. Ninguém pede a nossa autorização. São-nos atribuídos progenitores. A cor da pele, a formação religiosa (ou a falta dela) e o seu país de origem são-nos impostos. E a tudo isto juntam-se muitas outras características boas e não tão boas. Temos de trabalhar com aquilo que temos.

Mas sobre o nascimento espiritual, isso é algo que já temos algum controlo. Alguns de nós tornam-se conscientes da nossa existência espiritual em tenra idade, e alguns morrem como ateus. Mas para beneficiarmos de tudo o que uma vida espiritual tem para oferecer, temos que assumir um firme compromisso com o nosso progresso espiritual.

Sobre o conceito de renascimento, 'Abdu'l-Bahá apresenta uma bela explicação no livro Respostas a Algumas Perguntas:

As recompensas existenciais consistem em virtudes e perfeições que adornam a realidade humana. Por exemplo, o homem estava imerso nas trevas e torna-se luminoso; ele era ignorante e fica esclarecido; ele era negligente e torna-se consciente; ele estava adormecido e fica acordado; ele estava morto e é vivificado; ele estava cego e começa a ver; ele era surdo e começa a ouvir; ele era mundano e torna-se celestial; ele era material e torna-se espiritual. Através destas recompensas ele renasce em espírito, é criado de novo e torna-se a manifestação do versículo do Evangelho que diz que os Apóstolos “não nasceram do sangue, nem da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” – isto é, eles foram libertados das características e qualidades animais que são inerentes à natureza humana, e adquiriram atributos divinos, que são a graça emanada de Deus. Este é o verdadeiro significado de nascer de novo.

O que fazer com este conhecimento? Ele pode tornar a vida numa experiência maravilhosa. Com ele, pode-se atravessar as ondas das dificuldades que a vida nos lança. Dá sentido à existência para lá do reino físico. Ajuda-nos a reconhecer que quando morremos, a vida não acaba; em vez disso, continua por toda a eternidade. Sem esse entendimento, a vida é apenas o aqui e agora.

Encontrar Deus é uma caminhada pessoal, e as nossas experiências ao longo desta caminhada são tão únicas quanto nós. Por exemplo, uma amiga minha em Alberta, Canadá, estava a olhar para uma paisagem majestosa quando de repente percebeu que um Poder Supremo devia ter criado tudo o que ela estava a ver. Este foi o seu momento de despertar. Ela investigou muitas religiões e acabou por se tornar Bahá'í.

A minha própria experiência foi diferente. Aos quinze anos, concluí que Deus não existia. Alguns anos depois, encontrei a Fé Bahá'í, embora na época eu estivesse muito pouco interessado por religião. Em 1969, fui da minha terra natal, ilha Maurício, para o Paquistão, para estudar. Em Karachi, contactei os Bahá'ís, que foram amigáveis e acolhedores. Nove meses depois, quando decidi deixar o Paquistão e ir para a Europa por estrada, um Bahá'í sugeriu que eu entrasse em contacto com os Bahá'ís durante a viagem. Parecia uma boa ideia e aceitei imediatamente. Durante as minhas viagens pela Europa, estive sempre em contacto com os Bahá'ís, participando em actividades sempre que possível. Em 1971, cheguei a Toronto e percebi que fazia parte dessa religião – mas ainda não acreditava em Deus.

Sabendo que a religião é fundamentalmente sobre um relacionamento entre a alma e Deus, senti-me hipócrita ao dizer que era Bahá'í. Assim que percebi isso, comecei a procurar Deus. Após alguns meses de reflexão, cheguei à mesma conclusão de quando tinha quinze anos: Deus não existe. Fiquei desanimado e perguntei-me se tinha feito algo errado. Então veio a resposta. Eu estava a usar a minha mente para me satisfazer logicamente sobre a existência de um Ser espiritual. Foi só mais tarde, numa reunião devocional, é que a minha abordagem mudou. Comecei a usar o meu coração para sentir a presença do Todo-Poderoso. Com fé, tive que dar o primeiro passo e uma consciência espiritual começou gradualmente a nascer em mim.

Essas duas histórias mostram que é mais fácil chamar a assistência divina do que ligar para um número telefónico de emergência médica. No Alcorão, está dito: “E quem se esforçar por Nós, nos Nossos caminhos Nós os guiaremos: porque Deus está seguramente com aqueles que fazem actos justos.

Durante este segundo nascimento, acontece algo ainda mais profundo do que o despertar inicial: o Espírito Santo, um sinal que avisa a alma sobre uma existência superior, toca a sua alma. Este é o momento em que começa uma verdadeira vida espiritual. Com essa interacção directa entre uma alma cheia de boa vontade e o Espírito Santo, começa uma nova caminhada para ver e reflectir a Beleza de Deus.

Para os primeiros Bahá’ís, Bahá’u’lláh disse:

(...) sois os primeiros entre os homens a serem recriados pelo Seu Espírito, os primeiros a adorar e ajoelhar-se diante Dele, os primeiros a circular ao redor do Seu trono de glória. Juro por Aquele que me fez revelar tudo o que Lhe apraz! Sois mais conhecidos pelos habitantes do Reino no alto do que por vós próprios. (Gleanings, CXLVII)

Para quem experimentou um nascimento espiritual, a vida eleva-se a um plano superior de existência. Mas o momento mais glorioso desta caminhada é quando o Espírito Santo - o mais elevado de todos os espíritos da criação - toca a alma. Nesta fase, a alma é recriada e vive num relacionamento íntimo com Deus. Assim como muitos estão prontos para ajudar um recém-nascido, também o reino espiritual aguarda para vir em auxílio de uma alma que busca, bastando apenas que ela peça.

-------------------------------------
Texto Original: Spiritual Birth: What Being Born Again Really Means (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Gopaul é especialista em software e bases de dados, tendo escrito vários livros para profissionais de TI. É casado, pai de duas crianças, e vive no Canadá. Para mais informação ver: www.vmgopaul.com.

Sem comentários: