sábado, 17 de fevereiro de 2024

A Mona Lisa: o que transforma o trabalho criativo numa forma de arte?

Por Sophia Zamani.


Dizem que a Mona Lisa vale tanto dinheiro que ninguém teria alguma vez condições para comprá-la. Mas porque atribuímos valores tão astronómicos às obras de arte?

A pintura a óleo de Leonardo da Vinci representando apenas uma mulher é conhecida mundialmente como a mais famosa das obras de arte. Como se tornou tão admirada e venerada?

Durante séculos, houve alguma coisa na Mona Lisa que cativou as pessoas – mas ninguém conseguiu identificar o que seria essa característica. Especulações comuns sobre o que torna a pintura de Da Vinci tão encantadora basearam-se nos olhos dela seguem quem a observa, o quão realista ela é, e a expressão misteriosa no rosto daquela mulher.

Muitos escritores e críticos concluíram que a principal razão pela qual a Mona Lisa é tão especial deve-se ao facto de o propósito de Leonardo Da Vinci com esta obra de arte ser a transmissão do termo italiano gioconda, uma palavra que significa “divertida” – e foi também o nome de família da suposta modelo de Da Vinci, Lisa del Giocondo. Nesta famosa pintura, o artista trabalhou em torno da ideia central de felicidade, e de como o ciclo humano de perdas e ganhos é retratado através daquele “meio sorriso” muito intencional – e isto tem suscitado debates vigorosos durante 500 anos.

Toda arte deve ter um significado além do superficial, mesmo que seja algo pessoal do artista e não aplicável a um grupo maior de pessoas. Este impulso artístico ultrapassa o ponto estético e tem um propósito, quer sirva a uma pessoa ou a muitas. A verdadeira arte responde à experiência pessoal do artista ou às experiências de muitos. Pode questionar, desafiar pessoas ou simplesmente fazer uma declaração. Em última análise, é inspirado pela alma – e por um poder superior. Em última análise, tudo é inspirado pelo Criador, que nos concedeu os dons do intelecto, da criatividade e da alma. As Escrituras Bahá’ís dizem:

Cada palavra proveniente da boca de Deus é dotada de um tal poder que pode infundir uma nova vida em toda a estrutura humana - se sois dos que compreendem esta verdade. Todas as obras maravilhosas que vedes neste mundo foram manifestadas através a operação da Sua Vontade suprema e excelsa, o Seu Propósito maravilhoso e inabalável. Com a simples revelação da palavra "Formador" fluindo dos Seus lábios e proclamando o Seu atributo à humanidade, é libertada uma tamanha energia que pode gerar, através de sucessivas eras, todas as múltiplas artes que as mãos do homem podem produzir. Isto, em verdade, é uma verdade certa. Assim que esta palavra resplandecente é proferida, as suas energias revigorantes, agitando-se em todas as coisas criadas, dão origem aos meios e instrumentos, com os quais essas artes podem ser produzidas e aperfeiçoadas. Todas as realizações maravilhosas que agora testemunhais são as consequências directas da Revelação deste Nome. Em verdade, nos dias vindouros contemplareis coisas das quais nunca ouvistes antes. Assim foi decretado nas Epístolas de Deus, e ninguém pode compreender isto, salvo aqueles cuja visão é perspicaz. (Gleanings, LXXIV)

Talvez isto explique porque é que a arte muda com o tempo. As revelações de Deus introduzem novos conceitos e formas de ver que têm o poder de transformar e reformar completamente a humanidade.

Sou uma jovem cantora/compositora que escreveu muitas canções. Tenho o sonho de um dia me tornar uma artista profissional. O meu impulso artístico foi transmitido ao longo de muitas gerações na minha família. Quer se trate de música, pintura, moda, cerâmica ou qualquer outra forma de arte, vi e experimentei em primeira mão a criação de significado que a arte oferece às pessoas e às suas comunidades. Qualquer pessoa pode trabalhar com algum nível de criatividade, mas é o propósito que diferencia a arte. Na minha experiência, escrever canções permite-me transformar experiências difíceis em algo que considero lindo. Na experiência do meu avô, a pintura tem sido a sua forma de expressar amor e gratidão aos outros. Cada vez que escrevo uma canção penso no que poderia acrescentar-lhe para que se torne um pouco mais viva e significativa; faço o que posso para conseguir uma maior sensação de propósito artístico no meu trabalho.

Então, o que eleva o trabalho criativo à condição de arte? A arte conta uma história, seja uma história pessoal de um artista ou de uma comunidade alargada, seja uma história do passado, presente ou futuro. Toda grande arte – como a Mona Lisa – conta a história da experiência de uma alma humana criada por Deus. Estamos todos ligados a esse poder superior, e essas ligações enchem todo o artista com o desejo de criar.

-----------------------------------------------------------
Texto original: The Mona Lisa: What Elevates Our Creative Work to Art? (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Sophia Zamani, estudante da Pepperdine University, preocupa-se profundamente com assuntos como a investigação independente da verdade e as artes. Também é cantora/compositora e instrutora certificada de meditação. As canções de Sophia estão disponíveis no Spotify.

Sem comentários: