segunda-feira, 17 de maio de 2004

Comunidade de Ideias

Cada autor na blogosfera é essencialmente um conjunto de ideias. Expomos ideias em posts; trocamos ideias nos comentários dos posts uns dos outros. Entre linhas e parágrafos percebemos alguns traços de personalidade do autor. Mas não conhecemos a pessoa.

Esta situação, lembra-me um história que li algures sobre S. Tomás. Ele é referido como um dos maiores santos e sábios da Cristandade. São muitas as pessoas que estudam os seus textos; são vários os pensadores e filósofos cristãos que foram influenciados por ele. Ainda hoje as suas ideias conseguem ser motivo de debate e mesmo polémica entre teólogos e filósofos.

S. Tomás era monge e vivia num mosteiro. Era gordo e os seus maneirismos valeram-lhe a alcunha de "boi Tomás" (nada simpáticos, aqueles monges!). Um dia houve um monge que passou perto dele, apontou para o céu e disse-lhe: "Olha, irmão Tomás, uma vaca a voar!" S. Tomás olhou para o céu. Os monges que assistiram a isto desataram a rir. S. Tomás disse-lhes então: "Prefiro acreditar que uma vaca pode voar, do que um monge pode mentir".

Tal como estas características pessoais de S. Tomás não transparecem nos seus escritos (pelo menos, nos poucos que eu conheço), também a maioria das nossas características pessoais não transparecem nos nossos posts.

De alguma forma creio que, se algum dia conhecer pessoalmente autores de outros blogs, deixaremos de ser uma comunidade de ideias e seremos uma comunidade de pessoas. Com tudo o que isso tem de agradável e de desagradável.

Sem comentários: