sábado, 18 de dezembro de 2021

O que significam os Símbolos Bahá’ís?

Por Maya Bohnhoff.


Uma das nossas alunas notou que alguns dos Bahá’ís que ela conhecia usavam objectos com uma estrela de nove pontas ou outros símbolos Bahá’ís.

Pergunta: Existe algum significado nestes símbolos, semelhante à cruz que lembra aos Cristãos que Jesus morreu para sua salvação, ou a Estrela de David representa os ensinamentos do Judaísmo?

Os Bahá’ís adoptaram informalmente a estrela de nove pontas como um símbolo, por vários motivos. A palavra “Baha” (“Glória”, em árabe) corresponde ao número nove no sistema árabe que atribui valores numéricos às letras (o chamado de sistema Abjad). Além disso, nove anos depois do anúncio do Báb, Bahá’u’lláh recebeu a Sua revelação numa masmorra em Teerão (o Poço Negro, ou Siyah-Chal). O número nove também simboliza abrangência e culminação, simplesmente porque é o maior número com um único dígito. Os templos Bahá’ís também têm nove lados, o que simboliza o facto de que todos são bem-vindos para entrar e orar, independentemente da sua proveniência religiosa.

A estrela de nove pontas também costuma ser usada nas lápides onde os Bahá’ís estão sepultados, mas é possível encontrar este símbolo usado de diferentes formas na comunidade Bahá’ís. Esta estrela simboliza o propósito essencial dos ensinamentos Bahá’ís - criar um mundo, unido sob Deus.

O “símbolo da pedra do anel” é uma representação caligráfica da frase "Allah’u’Abhá", significa "Deus é o mais Glorioso" - mas também é algo que considero verdadeiramente adorável. Nele descreve-se graficamente a relação entre Deus, os Seus Manifestantes e o Ser Humano. A linha horizontal superior representa o mundo de Deus (o reino espiritual); a linha horizontal inferior o representa o nosso mundo; e a linha entre eles simboliza os Manifestantes de Deus (Cristo, Buda, Bahá’u’lláh, etc). A linha vertical que liga os três planos de existência representa o Espírito Santo. As duas estrelas no símbolo representam o Báb (que preparou o caminho para Bahá’u’lláh) e Bahá’u’lláh. Este magnífico símbolo lembra os Bahá’ís de que estamos ligados a Deus através do Espírito Santo e dos Manifestantes de Deus.

O terceiro destes símbolos, a que os Bahá’ís chamam "o Maior Nome", é uma caligrafia artística da frase árabe "Ya Bahá’u'l-Abhá" que significa "Ó glória do Todo-Glorioso". Podemos encontrar este símbolo pendurado na parede das casas dos Bahá’ís; foi desenhado pela primeira vez pelo famoso calígrafo Bahá’í do século XIX chamado Mishkin-Qalam (que foi um dos primeiros Bahá’ís). Representado na forma de uma arca ou barco, é uma metáfora da Fé de Deus através dos tempos protegendo os crentes da tempestade espiritual nesta vida terrena.

Todos esses símbolos representam ideias e conceitos de grande importância para os Bahá’ís: que Deus educa continuamente a humanidade através da revelação progressiva; que todas as religiões vêm de um único Criador; que a unidade da humanidade representa o objectivo espiritual mais elevado eda nossa época.

-----------------------------------------------------------
Texto original: What Do the Baha’i Symbols Mean? (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Maya Bohnhoff é Baha'i e autora de sucesso do New York Times nas áreas de ficção científica, fantasia e história alternativa. É também compositora/cantora (juntamente com seu marido Jeff). É um dos membros fundadores do Book View Café, onde escreve um blog bi-mensal, e ela tem um blog semanal na www.commongroundgroup.net.

Sem comentários: