Para a maioria das pessoas, parece óbvio que o mundo em que vivemos mergulhou no caos absoluto e, por vezes, parece estar à beira da aniquilação, especialmente nos últimos anos.
Como resultado, somos bombardeados por demasiada negatividade que nos pode distrair de nos focarmos nas coisas positivas das nossas vidas e até mesmo levar-nos a um estado de depressão.
Diariamente, deparamo-nos com notícias trágicas, desde o surto de uma pandemia mortal que ameaça vidas humanas até guerras que resultam na morte de civis e crianças inocentes. No meio de acontecimentos tão horríveis, pode ser difícil acreditar num futuro melhor. Como podemos manter o optimismo quando acontecem tantas coisas terríveis no mundo?
Os ensinamentos Bahá’ís realçam a importância do poder do pensamento. É o nosso pensamento que distingue os seres humanos dos animais e nos torna uma criação suprema. Se não fosse o nosso pensamento, não haveria qualquer diferença entre nós e os animais. Numa palestra em Paris, 'Abdu'l-Bahá disse: "... a realidade do homem é o seu pensamento, não o seu corpo material. ... Embora o homem faça parte da criação animal, ele possui um poder de pensamento superior ao de todos os outros seres criados."
Afinal, os seres humanos são as únicas criaturas agraciadas com a capacidade de pensar de forma abstracta. Somos capazes de melhorar a vida, não só a nossa, mas também a dos outros. Se analisarmos a história humana, verificamos que o poder do pensamento é responsável por inúmeras invenções que trouxeram melhorias à qualidade de vida na Terra, como a electricidade, os computadores e as vacinas de RNA.
No seu livro Respostas a Algumas Perguntas, 'Abdu'l-Bahá explicou que "... a morte é a ausência de vida. Quando o homem deixa de receber vida, morre. A escuridão é a ausência de luz: quando não há luz, há trevas..." Podemos estender este conceito para explicar como a ausência de pensamentos positivos pode resultar em pensamentos negativos, tal como a ausência de luz produz trevas. Se desejamos realmente promover mudanças positivas no mundo, ou em pequena escala nas nossas vidas individuais, precisamos de impedir que os nossos pensamentos negativos assumam o controlo das nossas mentes.
Esta é apenas uma das razões pelas quais é importante não perdermos a esperança quando ouvimos notícias terríveis. Em vez de desesperarmos, precisamos de nos concentrar nas palavras de 'Abdu'l-Bahá:
Exorto-vos a todos a que concentrem todos os pensamentos do vosso coração no amor e na união. Quando surgir um pensamento de guerra, combatam-no com um pensamento de paz ainda mais forte. Um pensamento de ódio deve ser destruído por um pensamento de amor ainda mais poderoso. Os pensamentos de guerra trazem a destruição de toda a harmonia, bem-estar, tranquilidade e contentamento.
Isto não é fácil. Por vezes, a minha mente fica tão sobrecarregada de pensamentos negativos que duvido das minhas próprias capacidades. Pergunto-me como posso promover mudanças positivas numa sociedade repleta de inimizade. Quando me sinto sem esperança, não ignoro os meus pensamentos negativos; em vez disso, escuto-os e anoto-os para purificar a minha mente e, depois, recorro às Escrituras Bahá'ís, que nos asseguram que, por fim:
A luz do amor celestial brilhará e a escuridão sombria do ódio e da inimizade será dissipada tanto quanto possível. A paz universal erguerá o seu estandarte no âmago da criação e a abençoada Árvore da Vida crescerá e florescerá de tal forma que estenderá a sua sombra protetora sobre o Oriente e o Ocidente.
‘Abdu’l-Bahá aconselha-nos repetidamente a manter a esperança e a confiança no futuro:
Confiemos, pois, na generosidade e na dádiva de Deus. Que sejamos revigorados pelo sopro divino, iluminados e exaltados pelas boas novas celestiais... Aquele que conferiu o espírito divino em tempos passados é imensamente capaz e competente em todos os tempos e eras para conceder as mesmas dádivas. Portanto, tenhamos esperança. O Deus que deu ao mundo no passado, fá-lo-á agora e no futuro.
Os nossos pensamentos moldam a nossa realidade e, juntos, moldarão o futuro do mundo e das nossas vidas. Precisamos de estar atentos a eles e cultivar uma mentalidade positiva, em vez de nos concentrarmos nas nossas dificuldades. Por vezes, pode parecer que o mundo entrou num estado terrível, mas precisamos de compreender que temos o poder de trazer não só ordem, mas também harmonia às nossas próprias vidas e às vidas dos outros.
Nos momentos mais sombrios, devemos recordar que a humanidade sobreviveu, entre outros acontecimentos catastróficos, a duas Guerras Mundiais e a uma pandemia mortal. Não há nada que não possamos ultrapassar.
------------------------------------------------------------
Texto original: Staying Positive in Difficult Times (www.bahaiteachings.org)
Sem comentários:
Enviar um comentário