terça-feira, 27 de julho de 2004

Darfur: acabem com a tragédia!

Gota a gota foram surgindo notícias sobre o Sudão. Naquele que é o país mais extenso de África, um povo está a ser massacrado. E os blogs vão expressando a sua revolta.

O Aviz recordou que esta tragédia não é nova, mas só agora aparece com alguma regularidade nos media; e continuou a expressar a sua raiva!

A Stella publicou o seguinte imagem. Tão cruel, tão verdadeira, tão representativa da indiferença e cinismo dos governos mais poderosos do mundo.



"Cerca de 30 mil pessoas foram já assassinadas, e perto de milhão e meio foram vítimas de limpeza étnica, afastados das suas aldeias e terras de cultivo. Centenas de milhar foram encurraladas em campos de concentração, patrulhados por milícias janjaweed, apoiadas pelo governo, que violam mulheres e matam os homens que tentam sair em busca de comida para as suas famílias. Outros vagueiam pela região sem alimentos nem água. Entretanto, Khartoum tem bloqueado e manipulado a ajuda alimentar internacional." (Samantha Power)

Também Nuno Guerreiro nos alertou para este conflito invisível para a opinião pública, acrescentando que "a blogosfera demonstrou já por diversas vezes a sua capacidade de mobilização e sensibilização. Pode ser muito pouco, pode até ser verdade que individualmente todos os nossos esforços possam valer quase nada. Mas o preço do silêncio é demasiado elevado quando temos diante de nós um meio de comunicação com um potencial tão elevado."

Nenhum Estado pode massacrar parte da sua população; e quando isso acontece nenhum governante sensato pode manter-se indiferente alegando que se trata de uma questão interna daquele país. Quando um Estado comete atrocidades contra a sua população, a ONU deve intervir (sim, esta terá de ser reorganizada e fortalecida, mas isso é outra conversa).

O governo português, o governo brasileiro, todos os governos do mundo devem tomar medidas para pôr termo a esta tragédia.

A Comunidade Internacional não são apenas os governos mais poderosos do mundo; a Comunidade Internacional somos todos nós. E todos nós, podemos, e devemos, exigir que se tomem medidas imediatas.

Se a terra é um só país e a humanidade os seus cidadãos, mostremos aos sudaneses do Darfur que nós, os povos do mundo, nos preocupamos com eles e queremos que eles tenham os mesmos direitos de qualquer outro cidadão do mundo.

------------
A ver:

O blog "Sudan: The Passion of the Present"
O site Darfur Genocide.

Sem comentários: