sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

Epístola aos Reis (2): O Sultão e os Ministros

Este é o segundo de quatro posts sobre temas e destinatários da Epístola aos Reis revelada por Bahá'u'lláh em Adrianópolis. Entre parêntesis rectos indica-se o nº do parágrafo citado.
-----------------------


Sultão 'Adbu'l-Aziz [58-83]


O Sultão Abdu'l-Aziz, lider do Império Otomano e chefe espiritual do Islão Sunita, é o único monarca a quem Bahá'u'lláh se dirige pessoalmente na Epístola aos Reis. Foram os seus decretos reais que ordenaram o exílio de Bahá'u'lláh em Adrianópolis e posteriormente em 'Akká.

Dirigindo-se ao Sultão 'Abdu'l-Aziz, Bahá'u'lláh começa por exortá-lo a ouvir as Suas palavras, aconselhando-o depois a conduzir pessoalmente os assuntos do povo (tratando todos os súbditos com justiça) e a não confiar em ministros "que seguem os desejos de um inclinação corrupta"[59]. "Sê generoso com os outros assim como Deus tem sido generoso contigo e não abandones o povo à mercê de ministros como esses"[59]. A exortação à justiça e generosidade do Sultão e a advertência relativamente aos ministros repetem-se em alguns parágrafos.

Bahá'u'lláh prossegue a instando o monarca otomano – e chefe espiritual do islão sunita - "a agir um modo que seja digno de tão eminente e augusta posição"[72], fazendo cumprir a lei de Deus entre os fieis e espalhando a justiça entre os seus súbditos; além disso o Sultão é aconselhado a não confiar nos seus tesouros e a não ultrapassar os limites da moderação.

Ao dirigir-se ao Sultão, Bahá'u'lláh coloca várias questões: "Ouviste, ó Rei, o quanto sofremos nas mãos dos teus ministros e de como fomos tratados por eles, ou és dos negligentes? E se de facto ouviste e soubeste, porque não proibiste os teus ministros de cometer tais actos?"[73] "Alguma vez, ó Rei, te desobedeci? Em algum momento transgredi qualquer uma das tuas leis? Pode algum dos teus ministros que te representavam no Iraque apresentar alguma prova que estabeleça a minha deslealdade a ti?"[82] Como veremos para outros destinatários da Epístola aos Reis (Súriy-i-Mulúk), Bahá'u'lláh recorre várias vezes à utilização de questões como forma de resposta às acusações que Lhe eram feitas.

Ainda nas Suas palavras ao Sultão, Bahá'u'lláh relata-lhe o peso esmagador das Suas aflições, descreve as condições do Seu exílio para Adrianópolis, e conclui dizendo que ora por ele e para que Deus o ajude. "Não te esqueças da lei de Deus em qualquer coisa que queiras realizar, agora nos dias vindouros"[83]

Os Ministros Otomanos [26-32; 34-36; 55]

Nas palavras dirigidas ao Sultão, Bahá'u'lláh deixava bem claro o que pensava sobre os ministros otomanos. Na verdade, tinham sido homens como 'Ali Pashá (o Grão Vizir) e Fu'ad Pashá (o Ministro dos Negócios Estrangeiros), as principais fontes de opressão e tirania sobre o pequeno grupo de exilados persas quando estes se encontravam em território otomano. Desta forma, não admira que ao dirigir-Se a esses mesmos ministros o tom das Suas palavras seja profundamente condenatório; ao longo do texto repete-se o apelo à justiça e a exortação aos ministros para que sigam verdadeiramente a lei de Deus, juntamente com a denuncia o seu orgulho e corrupção e profetiza-se a sua punição devido aos seus actos.

. .
Os ministros 'Ali Pashá e Fu'ad Pashá

Bahá'u'lláh recorda-lhe que houve outros governantes que cometeram actos piores que eles actuais e que o seu destino foi trágico. Pessoalmente, os governantes assumem uma enorme responsabilidades ao entregarem-se a actos corruptos; terão de responder perante Deus pelos seu actos e a sua responsabilidade é ainda maior que a do cidadão comum. A sua situação é torna-se ainda mais grave pois muitos deles acabam de rejeitar a recém-nascida Causa Divina. Além disso, ao agarrarem-se aos seus próprios desejos e maquinações, e ao rejeitarem a Mensagem de Deus fizeram mal a si próprios.

E, tal como fez com o Sultão, Bahá'u'lláh questiona os ministros otomanos: "O que foi que cometemos que possa justificar o Nosso desterro? Qual a ofensa que deu motivo à Nossa expulsão?..."[30] "Terei eu transgredido em algum momento as vossas leis ou desobedecido a algum dos vossos ministros no Iraque? Já alguém lhes apresentou uma queixa contra Nós? Alguém entre eles ouviu de Nós uma palavra contrária àquilo que Deus revelou no Seu Livro?"[31]

------------------------
NOTAS
Sobre a relação dos Bahá'ís e Babís com a Turquia e o Império Otomano recomendo o site
Turkish Baha'i Studies.

1 comentário:

Necati Alkan disse...

Hi Marco,
Although I dont read Portuguese yours seems to be a very interesting website! Thank you for recommending my Turkish Baha'i Studies.

Greetings