segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Os Britânicos tomam posição



O Governo Britânico expressou publicamente a sua preocupação sobre as acusações contra os sete dirigentes Bahá’ís detidos no Irão, acusando o regime iraniano de perseguir as minorias religiosas.

"Estou muito preocupado com as notícias de que os sete dirigentes da Comunidade Baha’i Iraniana... foram acusados de espiar para Israel, «insultar santidades religiosas» e «propaganda contra a Republica Islâmica»", afirmou Bill Rammell, ministro dos Negócios Estrangeiros. "Não é difícil perceber que estas pessoas estão detidas apenas devido às suas crenças religiosas, ou ao seu exercício pacífico do seu direito de liberdade de expressão e associação".

Rammell recordou que os sete detidos tiveram de esperar mais de oito meses até que fossem conhecidas as acusações; não tiveram acesso aos seus advogados e os seus advogados não tiveram acesso ao processo.

Depois de lembrar que a União Europeia exigiu várias vezes a libertação imediata dos sete, afirmou que o Governo Iraniano tem de garantir que o julgamento seja justo, transparente e aberto a observadores independentes. Recordou ainda que tem havido um sério agravamento da situação dos Direitos Humanos no Irão, incluindo ataques a activistas de Direitos Humanos e um crescente uso da pena de morte.

-----------------------------------------------------------
FONTES:
Britain concerned about Iran trial of Baha'i members (IHT)
Britain 'very concerned' over Iranian Bahai charges (AFP)

Sem comentários: