segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fé no Facebook

No Jeune Street, Geoffrey Cameron chama a atenção para um artigo do Washington Post onde se refere o facto de 150 milhões de utilizadores da rede social Facebook (que tem um total de 250 milhões de utilizadores) registarem alguma coisa sobre as suas ideias religiosas no campo "Religious Views".

Entre as muitas trivialidades típicas das redes sociais, não deixa de ser curioso que a maioria dos utilizadores registados no Facebook tenha optado por registar a sua identificação religiosa.

Nesse campo de identificação religiosa, predominam religiões estabelecidas como o Cristianismo e o Islão (o que sugere que as redes sociais se estão a tornar uma área de relacionamento intra e inter-religioso). Mas também há quem deixe mensagens esotéricas, ou ambíguas, sobre a sua orientação espiritual (que indicia a necessidade de uma busca espiritual).

Acima de tudo podemos perceber como a religião é um factor inegável de identificação pessoal. E a sua presença em redes sociais é um eco da sua vitalidade.

2 comentários:

Marlene Oliveira disse...

Olá!
Não tenho perfil no facebook mas no orkut tem comunidades dedicadas a religiões as mais diversas. Reconheço que a humanidade dos dias atuais está dando pouco valor às coisas de Deus. Mas estamos aqui fazendo nossa pequena parte! Li toda a biografia do fundador da religião Bahá e buscarei conhecê-la melhor.
Paz e bem!

Luiz Henrique disse...

E eu conheci a Fé pelo orkut!