domingo, 6 de dezembro de 2009

Parlamento das Religiões - Melbourne (Austrália)

Mais de 8000 pessoas, de praticamente todas as religiões e confissões religiosas, encontram-se reunidas em Melbourne (Austrália), entre 3 e 9 de Dezembro, para participar no Parlamento das Religiões do Mundo. Este evento decorre de cinco em cinco anos, e é inspirado numa iniciativa semelhante lançada há um século atrás. Entre os participantes, são aguardadas figuras de relevância internacional como o Dalai Lama e o teólogo Hans Kung.

Cerca de 70 Baha'is estão presentes neste evento, participando em praticamente todas as actividades do parlamento - desde os debates sobre alterações climáticas e relações inter-religiosas, às apresentações artísticas e reuniões devocionais. Recorde-se que uma das primeiras vezes que a Fé Baha'i foi referida em público no Ocidente, foi precisamente no Parlamento das Religiões, realizado em Chicago, em 1893.


Lucretia Warren (Botswana), Kevin Locke(EUA), e Brian Lepard(EUA)

"Esse primeiro encontro [em 1893] que representa, de alguma forma, o início do movimento inter-religioso, criou a esperança de um espírito de unidade entre as religiões", afirmou a Dra. Natalie Mobini, porta-voz da Comunidade Baha'i da Austrália.

"O principal organizador afirmou posteriormente que o mundo se tinha emancipado da intolerância", afirmou a Dra Mobini. "No início, houve de facto sinais de mudança. Mas é óbvio que temos muito trabalho a fazer para alcançar o nosso objectivo comum de estabelecer fraternidade e paz."

"A crença de que todas as grandes religiões vem de Deus e fazem parte do Seu plano para a humanidade é um princípio central da Fé Bahá'í", continuou a Dra Mobini. “Consequentemente, o trabalho para fortalecer os laços entre as diferentes religiões, é uma área de actividade pela qual nos sentimos apaixonados".

Entre os participantes Baha'is do evento em Melbourne estão:

- O professor Brian Lepard, um especialista em direitos humanos da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, que está a analisar, numa perspectiva Baha'i, o conceito de direito ao desenvolvimento.

- O Dr. AK Merchant, membro da Comunidade Baha'i da Índia que deverá intervir na mesma sessão.

- Lucretia Warren, uma Baha'i do Botswana, e oradora nos últimos dois parlamentos, que deverá participar na sessão "Diálogo inter-religioso e o Futuro de África".

- Kevin Locke, um nativo americano, artista de dança Lakota Hoop, que conduzirá uma sessão intitulada "Não existem lugares na última fila do Hoop da Vida".

- Os autores britânicos Moojan Momen e Wendi Momen, que farão intervenções num painel sobre "Construir a Paz na busca da Justiça: Uma Abordagem Baha'i ".

- Arini Beaumaris, uma Baha'i australiana, que falará sobre "Espiritualidade e Liderança da Mulher."

- Os artistas Shadi e Shidan Toloui-Wallace que actuarão durante o concerto de música sacra, agendado para a noite de 6 de Dezembro.



Outros Baha'is farão apresentações sobre temas ambientais, consistentes com o tema central do parlamento: "Fazer um mundo de diferença: ouvirmo-nos uns aos outros e curar o planeta".

"A cura física do planeta... exige que abordemos princípios espirituais", afirmou a Dra Mobini.

Os Baha'is da Austrália realizarão um evento aberto a todos os participantes no Parlamento: uma sessão de música teatro e dança com artistas nacionais e estrangeiros, e apresentações sobre temas como a viagem da alma e o papel das mulheres no diálogo inter-religioso.

O actual Parlamento das Religiões iniciou-se em 1993, em Chicago, cem anos depois do evento original. Em 1999 teve lugar na Cidade do Cabo, e em 2004 realizou-se em Barcelona.

Mais informações sobre o Parlamento das Religiões aqui.

---------------------------------------------------------------------
FONTEParliament of the World's Religions under way in Melbourne (BWNS)

1 comentário:

Marlene Oliveira disse...

Bom dia Marco!
Ah, eu aprecio demais os esforços em prol da tolerância religiosa! Para mim uma ótima notícia saber desse Parlamento.
Desejo-lhe dias amenos, alegres e pacíficos. Bjs!