domingo, 14 de março de 2010

Sócrates reafirma "respeito absoluto" pela liberdade religiosa



No Jornal I:

O primeiro ministro, José Sócrates, reafirmou hoje o "respeito absoluto" do governo pela liberdade religiosa e pela neutralidade do Estado face à crença de cada cidadão, durante uma cerimónia que assinalou o 25º aniversário da Mesquita de Lisboa.

José Sócrates destacou o contributo da comunidade islâmica para "o engrandecimento e reforço da tradição humanista e universalista portuguesa".

Para o primeiro ministro, a presença de uma forte Comunidade Islâmica em Portugal é "um fator de enriquecimento cultural, que tem sido exemplo permanente de integração harmoniosa e enriquecedora".

Salientando que o Estado português é laico, mas a sociedade não, Sócrates afirmou que "um princípio fundamental na acção do governo é o respeito absoluto pela liberdade religiosa e pela neutralidade do Estado face à crença religiosa de cada cidadão".

"Felizmente há cada vez mais a consciência de que o progresso, a paz e um futuro melhor só serão possíveis através do aprofundamento do diálogo intercultural e do diálogo ecuménico, através de uma aliança de civilizações que ponha o melhor de cada uma ao serviço do bem comum", considerou.

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdool Karim Vakil, afirmou que "a liberdade religiosa deu uma nova dimensão ao relacionamento entre crentes de todas as fés" em Portugal.
"Tanto mais que a Lei da Liberdade Religiosa não é uma lei inflexível", salientou, "permitindo uma permanente adaptação à realidade portuguesa de hoje que é cada vez mais pluriétnica, pluricultural e plurireligiosa", disse.

"Posso afirmar com orgulho que, pelo menos em termos europeus, Portugal é um exemplo de convivência harmoniosa e fraterna entre todos os seus cidadãos, independentemente da sua religião, etnia ou cultura", adiantou.

Abdool Karim Vakil exemplificou com o esforço para adaptar a assistência hospitalar e as prisões aos requisitos especiais "a observar na alimentação e na assistência religiosa aos doentes e reclusos" das diversas religiões.

A Mesquita Central de Lisboa é a primeira construída de raiz desde a expulsão dos muçulmanos e judeus de Portugal, no século XV.

A sua primeira fase de construção foi terminada a 29 de março de 1985, há 25 anos.

Durante a cerimónia comemorativa do aniversário receberam diplomas de homenagem o Banco Alimentar contra a Fome, a Cáritas Portuguesa, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, o comandante António Homem Gouveia e o primeiro ministro José Sócrates.


---------------------------
COMENTÁRIO: Tive o privilégio de estar presente nestas comemorações e devo salientar a simpatia com que fui recebido. Como nota de curiosidade, retive que o Dr. Vakil, na sua intervenção, referiu explicitamente a participação da comunidade Bahá'í no grupo de trabalho para a assistência religiosa aos doentes e reclusos. Também na documentação distribuída se encontrava uma página com citações de escrituras de diversas religiões, onde se encontrava uma citação de Bahá'u'lláh.

Sem comentários: