terça-feira, 9 de março de 2010

Viver num medo constante de perder tudo, inclusive a vida

Tradução parcial de uma entrevista publicada na Radio Free Europe/Radio Liberty (REF/RL) com a advogada e activista Baha’i Sovaida Ma'ani Ewing.
----------------------------------------

Sete dirigentes da Fé Baha'i estão a ser julgados no Irão após uma espera de quase dois anos na prisão de Evin em Teerão. Seis dos sete bahá'ís foram detidos em Maio de 2008 com base em acusações relacionadas com a segurança e um sétimo foi detido em Março desse ano. As instituições religiosas xiitas do Irão consideram a Fé como um ramo herético do Islão. Segundo o site [oficial] Baha'i, mais de 200 bahá'ís foram mortos no Irão desde a Revolução Islâmica de 1979 e 60 estão na prisão, tudo isto numa comunidade de mais de 300.000 no país.

O correspondente da RFE / RL Ladan Nekoomaram sentou-se com Sovaida Ma'ani Ewing, uma advogada internacional, activista Baha'i e autora do livro Collective Security within Reach (Segurança Colectiva ao nosso alcance), para debater a perseguição dos Baha'is no Irão .

RFE / RL: Há quanto tempo têm os Baha'is sido alvo de perseguição no Irão? As coisas pioraram nos últimos anos?

Ma'ani Ewing: A perseguição aos Baha'is vem acontecendo no Irão desde o início da Fé em 1844. E em meados do século XIX, cerca de 20.000 Bahá'ís foram mortos no Irão. A razão para esta perseguição é que os muçulmanos acreditam que o Profeta Maomé é o selo dos profetas. E assim eles levantam uma enorme objecção ao facto de Baha'u'llah, o profeta fundador da Fé Baha'i, ter afirmado ser um novo profeta. Assim, ele é visto como um herege e todos os seus seguidores são vistos como hereges que, consequentemente, merecem morrer.

Durante o século XX, houve vagas ocasionais de perseguições aos Baha'is por parte do governo iraniano. Em 1933, por exemplo, houve uma proibição de literatura Baha'i, os casamentos Baha'is deixaram de ser reconhecidos, e os Baha'is na administração pública foram despromovidos ou demitidos. Em 1955, o governo coordenou a demolição do Centro Nacional Baha'i em Teerão. Mas nenhum foi tão grave e sistemático, como tem sido desde que o actual regime foi fundado em 1979. Quando a república islâmica surgiu, tornou-se política de governo sufocar de forma sistemática e metódica a comunidade Baha'i no Irão.

RFE / RL: É a política do governo para aniquilar a comunidade Baha'i?


Ma'ani Ewing: Há agora provas concretas sobre isso. Em 1993, o representante especial da então Comissão de Direitos Humanos, Reynaldo Galindo Pohl, relatou que ele descobriu um memorando oficial do governo iraniano assinado pelo [líder supremo Ayatollah] Ali Khamenei, e emitida pelo Supremo Conselho Cultural Revolucionário, em que ficou claro que o objectivo de sufocar lenta e silenciosamente a comunidade Baha'i de uma forma a que não levante suspeitas internacionais.

RFE/RL: Como é hoje a vida de um bahá'í no Irão hoje? Que tipos de restrições lhes são impostas?

Ma'ani Ewing: Eles negam aos Baha’is o acesso às universidades no Irão, e as crianças na escola são agredidas, pressionadas, e abusadas de muitas maneiras.As licenças comerciais dos Baha’is são revogadas, os cemitérios são profanados, e os lugares sagrados no Irão foram requisitados, confiscados e destruídos. Consequentemente, a pressão económica sobre os bahá'ís é grave, a pressão social é grave, e há um medo constante de que alguém entre na sua casa e leve os membros de sua família. É assim. Você vive num medo constante de perder tudo, inclusive a sua vida.

Um símbolo da Fé Baha'i


RFE / RL: Segundo a lei iraniana, eles podem fazer essas coisas ou eles usam outros pretextos?

Ma'ani Ewing: A Fé Bahá'í nem é sequer reconhecida pela Constituição como uma minoria religiosa; por isso, eles não existem legalmente e, assim, não têm direitos. Quando algo não existe, eles não têm de lhes atribuir direitos.

RFE / RL: Mas eles têm direitos como cidadãos?

Ma'ani Ewing: Tecnicamente, sim, mas esses direitos são atropelados, como vemos os direitos de outros grupos ser atropelados. O que eles fazem é lançar de acusações forjadas. Então eles acusam-nos de todos os tipos de coisas como fazem agora com o julgamento dos sete dirigentes Baha'is. Acusam-nos de serem espiões sionistas e israelitas. Isto acontece porque o centro do mundo bahá'í está situado em Haifa, Israel. O que o governo iraniano não para dizer às pessoas é que o motivo para o centro do mundial Baha'i existir na actual Israel, então é porque o império persa exilou Bahá'u'lláh para o que era então o Império Otomano. Ele foi parar a Akká, e porque morreu ali, [o lugar] tornou-se centro administrativo e espiritual.

Ao longo do século XX, eles acusaram-nos de sermos agentes do imperialismo russo, do colonialismo britânico, do expansionismo americano, e agora do sionismo. É importante saber que um dos princípios cardeais da fé Baha'i é que os bahá'ís não se podem envolver em qualquer espécie de política partidária.

RFE / RL: Houve muitos Baha'is que fugiram Irão desde a revolução?

Ma'ani Ewing: Os poucos que tinham os meios e capacidade de deixar o país e queriam fazê-lo, sim. Mas a maioria dos Baha'is no Irão são pobres, pessoas comuns que vivem em aldeias e pequenas cidades. Eles não têm dinheiro nem meios deixar o país. Além disso, muitos daqueles que poderiam ter saído, preferiram não o fazer. Eles preferiram ficar e servir o seu país.


(…)

RFE / RL: Há refúgio para os Baha'is no Irão ou existem grupos que podem ajudá-los?

Ma'ani Ewing: Não. Eles contam com suas famílias, com a comunidade, e com a pressão internacional. A pressão internacional, que foi crescendo ao longo dos anos - estou convencida – impediu que o governo iraniano atingisse o seu objectivo, que é a aniquilação da comunidade Baha'i no Irão. É porque eles sabem que o mundo está a ver.

Cidadãos iranianos em geral e grupos de direitos humanos iranianos no exterior estão a começar a falar abertamente, pela primeira vez contra o abuso dos bahá'ís iranianos.No passado, as pessoas tinham medo de falar, mas acho que agora as pessoas estão cansadas.

RFE / RL: O que é os EUA estão a fazer para ajudar materialmente os Baha'is e que é a comunidade internacional Baha'i está fazer para ajudar? Eles podem mesmo fazer alguma coisa dadas as restrições internacionais?

Ma'ani Ewing: Se compreendi correctamente, a sua pergunta tem a ver com as restrições da lei americana e as sanções internacionais contra o Irão. Como sabe, houve um sistema de sanções das Nações Unidas impostas progressivamente ao país. E de acordo com as sanções e a lei americana, há proibições sobre dinheiro enviado para o Irão para qualquer fim, porque uma vez lá, não sabemos se eles tentam desviar esse dinheiro. Até as organizações de direitos humanos se vêem de mãos atadas, no que toca ao envio de apoio monetário e material.

As formas mais eficientes com que a comunidade internacional e o governo americano podem ajudar – e na verdade já estão a ajudar - é por continuar repetidamente a fazer declarações sobre os direitos humanos no Irão... continuar a emitir resoluções na Nações Unidas, e para falar sobre a situação dos Baha'is e exercer pressão moral sobre o governo do Irão para pôr fim à perseguição injusta dos bahá'ís.


RFE / RL: Pensa que a discussão sobre liberdade religiosa no Irão deve fazer parte das conversações entre EUA e Irão?


Ma'ani Ewing: Eu acredito que é sempre importante fazer a coisa certa, e quando nós, enquanto nação, declaramos acreditar num conjunto de princípios - no caso dos direitos humanos -, então quando estes são violados, devemos levantar a voz e protestar vivamente. (...)

Eu acredito firmemente que é absolutamente crucial para qualquer governo, que acredite nos princípios dos direitos humanos, falar quando e onde estes são violados, e não torná-los parte de um acordo. Temos de falar e dizer: "Olhem, vocês assinaram este tratado, concordaram obedecer a estes princípios, e agora você negam-nos, e nós vamos lembrar-vos da promessa que fizeram. Se necessário, a punição internacional adequada também deve ser aplicada.

--------------------------------
Entrevista completa: Baha'i Activist Says Faithful In Iran Live In 'Constant Fear Of Losing Everything,' Including Their Lives (RFE)

Sem comentários: