quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pouco promissor...

Sobhi Saleh
 
Recentemente, durante um debate no Centro de Estudos dos Direitos Humanos no Cairo, Sobhi Saleh, um advogado e proeminente membro da Irmandade Muçulmana afirmou que a Fé Bahá’í não é uma religião, nem mesmo uma ideologia. Saleh acrescentou que o Islão está comprometido com os direitos de todas as religiões monoteístas.

O Sr. Saleh, que é membro da comissão que redigiu a reforma constitucional no Egipto, referiu ainda que expressões como “Estado religioso” ou “Estado civil” são conceitos estranhos ao Egipto, acrescentando ainda que "teocracia" não significa Estado religioso, mas um Estado que é governado por direito divino. O Sr. Saleh insistiu no facto do Alcorão condenar 91 vezes o o conceito de Estado teocrático.

Durante o debate o Sr. Saleh foi profundamente criticado por um cristão copta que o referiu como "dhimmi", o termo com que são descritos os não-muçulmanos que vivem sob um Estado governado pela Sharia (lei islâmica).

FONTE: Baha’i not a religion, “civil state” a foreign term, says MB leader (Youm7)

---------------------


COMENTÁRIO: Com que critério se pode afirmar que a Fé Bahá’í não é uma religião? Não é isto uma manifestação de arrogante exclusivismo religioso? Como é que se pode acreditar que Deus ama toda a humanidade, e simultâneamente imaginar que Ele deixa de Se revelar à Sua Criação? Independentemente de polémicas teológicas, a verdade é que as afirmações do Sr. Saleh, só por si, são suficientes para anteciparmos um futuro sombrio para os Bahá’ís do Egipto, caso a Irmandade Muçulmana assuma o poder.

Sem comentários: