quinta-feira, 12 de julho de 2012

Faran Khan Yaghma, prisioneiro de consciência

Faran Khan Yaghma

Faran Khan Yaghma é um estudante Bahá’í que entrou Universidade de Babolsar em 2006 para estudar matemática. Depois de seis semestres, Faran foi expulso da Universidade por professar a Fé Bahá’í.

No passado dia 9 de Junho, cinco agentes do Departamento de Segurança de Sari invadiram a casa de Faran e prenderam-no. Os cinco homens anunciaram inicialmente ser funcionários do Município de Sari, não apresentaram qualquer mandato de detenção, e invadiram a residência.

Os cinco agentes revistaram a residência e insultaram vários residentes, tendo confiscado livros religiosos, objectos de arte, computadores pessoais e discos externos. Durante a rusga o pai de Faran (de 60 anos) foi agredido e trancado na cozinha.

Os cinco agentes levaram Faran para um local desconhecido.

Em 20 de Junho, a ordem de detenção de Faran foi prorrogada por mais uma semana. Nas acusações que lhe são feitas, encontram-se coisas como "propaganda contra o regime", "divulgação de falsidades", e "criar a ansiedade pública." A família de Faran não foi autorizada a visitá-lo desde a sua detenção.

-------------------------------
FONTE: Faran Khan Yaghma: Prisoner of the day (www.iranian.com)

Sem comentários: