terça-feira, 24 de julho de 2012

Sara Mahboubi, prisioneira de consciência

Sara- Mahboubi
Sara Mahboubi, uma estudante de Bahá’í, que foi proibida de frequentar a universidade, apresentou-se no passado dia 18 de Julho, para começar a cumprir sua pena de 10 meses de detenção na prisão de Sari (Mazindaran, Irão).

As forças de segurança prenderam Sara Mahboubi pela primeira vez em 24 de Junho de 2010, depois de ela ter sido convocada a comparecer no Gabinete dos Serviços de Segurança de Sari, levando-a para uma cela solitária no Centro de Detenção de Sari. Foi libertada sob fiança 24 dias depois. As forças de segurança prenderam-na novamente em 09 de Abril de 2011, quando revistaram sua casa e confiscaram os livros, notas pessoais, CD’s e um disco rígido de computador.

O Tribunal Revolucionário de Sari condenou Sara em 7 de abril de 2011 a uma pena de 10 meses de prisão sob as acusações de "participação no site anti-revolucionário do Facebook," e "propaganda contra o regime", por seguir a Fé Bahá’í e pelas suas actividades e participação no Conselho do Direito à Educação.

O irmão de Sara Mahboubi, Vesal, também foi detido no dia 25 de abril de 2011 e libertado sob fiança de 10 dias mais tarde.

--------------------
FONTE: Sara Mahboubi: Prisoner of the day (www.iranian.com)

Sem comentários: