terça-feira, 19 de maio de 2015

Behrouz Tavakkoli



Behrouz Tavakkoli é um ex-assistente social que foi despedido do seu emprego na administração pública no início da década de 1980 por ser Baha'i. Foi detido e hostilizado várias vezes e em 2005 esteve preso durante quatro meses sem acusação, tendo passado a maior parte do tempo em isolamento. Durante esse período de detenção, começou a sofrer problemas renais e ortopédico.

Nascido em 1 de Junho de 1951, em Mashhad, o sr. Tavakkoli estudou psicologia na universidade e, seguidamente, cumpriu dois anos de serviço no exército, como tenente. Mais tarde, ele recebeu formação adicional e especializou-se no acompanhamento de deficientes físicos e mentais, tendo iniciado a carreira de assistente social. O sr. Tavakkoli casou com Tahereh Fakhri Tuski e tem dois filhos.

O sr. Tavakkoli foi eleito para o Conselho Administrativo local dos Baha'is de Mashhad no final de 1960, quando era estudante na universidade, e depois foi membro de outro conselho Baha'i local em Sari, antes dessas instituições terem sido proibidos no início da década de 1980. Também foi membro de várias comissões Bahá’ís e membro do Corpo Auxiliar, um cargo que serve principalmente para inspirar, incentivar e promover a aprendizagem entre os Bahá'ís. Foi nomeado para o Yaran (conselho administrativo informal para os Bahá’ís do Irão) no final da década de 1980

Depois de ter sido demitido do sem emprego, abriu uma pequena oficina de carpintaria na cidade de Gonbad. Nessa cidade também organizou diversas actividades para a comunidade Baha’i.


Sem comentários: