quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Mais uma dirigente Bahá'í libertada no Irão


Fariba Kamalabadi, membro do antigo grupo de dirigentes Bahá’ís Iranianos, foi libertada da prisão após concluir a pena a que tinha sido condenada. É segundo membro deste grupo dirigente (os chamados “Yaran”) a ser libertado.

Embora já não esteja presa, a Sra. Kamalabadi, psicóloga, retomará a sua vida num país que não mudou no que toca ao seu tratamento prejudicial e injusto para com os Bahá'ís. Entre as muitas outras formas de repressão, encontrará uma comunicação social plenamente hostil em relação à comunidade Bahá'í. Também verá as enormes limitações nas oportunidades de emprego na administração pública e no sector privado, apenas porque é Bahá'í - limitações concebidas e implementada pelo governo iraniano após a Revolução Islâmica, em 1979.

A Sra. Kamalabadi, hoje com 55 anos, fazia parte do grupo ad hoc conhecido como "Yaran", que tratavam das necessidades básicas espirituais e materiais da comunidade Bahá’í iraniana e foi formado com pleno conhecimento e aprovação das autoridades, depois da ilegalização das instituições administrativas Bahá’ís na década de 1980.

A Sra. Kamalabadi e outros cinco membros do grupo foram detidos em Maio de 2008 após rusgas nas suas residências. Outro membro, Mahvash Sabet, foi detida dois meses antes, e libertada no mês passado depois de cumprir a sua pena.

Os cinco membros restantes do Yaran também estão perto de concluir as penas de prisão a que foram condenados Eles são: Jamalodin Khanjani, de 84 anos; Afif Naeimi, de 56 anos; Saeid Rezai, de 60 anos; Behrooz Tavakkoli, de 66 anos; e Vahid Tizfahm, de 44 anos.

---------------------------
FONTE: Second member of Yaran released (BWNS)

Sem comentários: