quinta-feira, 24 de junho de 2004

Anúncios que nos tocam

Para fugir à futebolada noticiosa, tenho de me refugiar nos noticiários dos canais estrangeiros; BBC e Euronews costumam ser as minhas primeiras alternativas. É a minha janela para o mundo real que continua a existir por detrás das nossas bandeiras, dos estádios e das opções tácticas de cada jogo.

Ontem, num intervalo entre blocos noticiosos, a Euronews, apresentou-nos um anúncio contra o turismo sexual e exploração sexual de crianças. Sem serem chocantes, as imagens e as palavras tinham uma força tremenda. Um homem que se ia despindo, e já nu caminhava por um corredor de uma prisão, até que se encostava a uma parede e um guarda de aproximava dele... Presumo que existam muitos europeus que necessitam de ser sensibilizados.

Hoje de manhã, um outro anúncio: num lar de uma família europeia "normal", as crianças brincam com a maior naturalidade; a filha brinca com uma boneca, o filho com um carrinho. A dado momento, a televisão mostra uma criança sem uma perna, apoiada em muletas, a olhar fixamente para a câmara; a menina pára de brincar com a boneca e olha demoradamente para a televisão. De súbito, arranca uma perna da sua boneca e oferece-a ao outro menino que vê na televisão. O anúncio era da Handicap International, uma organização que luta contra as minas anti-pessoais.

Confesso que estes anúncios não me deixaram indiferente. Sem recorrer a imagens sensacionalistas, têm uma força enorme para chamar a atenção para problemas gravíssimos. Oxalá estas duas campanhas obtenham bons resultados.

Sem comentários: