terça-feira, 23 de setembro de 2008

Richard Dawkins e A Desilusão de Deus (6)

QUEM ORGANIZA AS RELIGIÕES?

No livro "A Desilusão de Deus" ("Deus, um delírio", na edição brasileira), Richard Dawkins escreve a propósito das religiões:
As religiões são organizadas por pessoas: por padres e bispos, rabinos, imãs e aiatolas. Mas, repetindo o que disse a respeito de Martinho Lutero, tal não quer dizer que elas resultaram da concepção ou do desígnio de pessoas concretas. [p.246]
Parece-me importante nestas palavras o facto do Prof. Dawkins sentir a necessidade de fazer distinção entre a religião enquanto instituição e a religião na sua forma revelada/inspirada. Temos de reconhecer que os ensinamentos, leis, rituais e dogmas das instituições religiosas encontram-se - não raramente - afastados daquilo que são os ensinamentos originais de um Manifestante de Deus (como Moisés, Jesus, Maomé, Buda); em alguns casos, as leis e ensinamentos das religiões são uma autêntica perversão dos ensinamentos originais do Mensageiro fundador dessa religião.

No fundo o Prof. Dawkins aponta para a grande tragédia da religião: os crentes recordam o Mensageiro e esquecem a Mensagem.

Na minha opinião a religião onde existe uma articulação consistente entre a revelação e a instituição é a Fé Baha’i. Na verdade, as figuras centrais desta religião definiram de forma clara e precisa a forma como os crentes se deviam organizar enquanto comunidade religiosa (que instituições deveriam existir, que competências teriam, como se relacionariam com os crentes, quem teria o poder de interpretação sobre as Escrituras,...). Este facto devia merecer a atenção de todos os que se entregam ao estudo da Ciência das Religiões.

3 comentários:

Família Castilhos Achutti disse...

Excelente observação!
Gosto muito de ler seu blog!

Abraços!

Anónimo disse...

É uma observação bastante curiosa, vindo da parte de Dawkins. Mas concordo que a questão da administração bahá'í deve ser objeto de estudo. Para ser mais exato, na prática isto já acontece, pois vários de seus princípios estão cada dia mais disseminados e aquilo que as instituições entendem como inovadoras já são praticados há muito pela Instituições da Fé.

Marco Oliveira disse...

Carlos Moreira,
Eu digo que deve ser objecto de estudos académicos independentes; isso é diferente de estudos feitos por pessoas que estão num "processo conversão". São coisas distintas.

Existem duas características que distinguem a as estruturas administrativas da Fé Bahá'í das existentes noutras religiões:
1 - Houve uma sucessão de autoridade feita de forma inequivocamente legitima;
2 - As instituições não foram criadas pelos crentes (ou pela pretensa inspiração divina destes) mas antes pelos próprios fundadores desta religião.

Na minha opinião, isso só por si, deveria despertar a curiosidade dos académicos.