domingo, 18 de janeiro de 2009

O acordo entre o Brasil e a Santa Sé

Programa Observatório da Imprensa emitido pela TV Brasil e pela TV Cultura (S. Paulo) emitido no dia 25 de Novembro de 2008.

Neste programa debateu-se a a cobertura dos meios de comunicação sobre o acordo assinado no dia 13 de Novembro entre o Governo Brasileiro e a Santa Sé, assinado durante a visita do Presidente Lula ao Vaticano. Os media deram pouca atenção a este facto. O tratado, que confere formato jurídico às relações entre o Executivo Brasileiro e a Igreja Católica, tem pontos polémicos.

O tratado prevê, por exemplo, o ensino religioso nas escolas públicas, com presença facultativa, e a possibilidade da anulação do casamento civil no caso do matrimónio religioso ser desfeito. Participaram no debate ao vivo, no estúdio do Rio de Janeiro, o Reverendo Guilhermino Silva da Cunha, pastor da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, e a pesquisadora e professora da USP Roseli Fischmann. Em Brasília, participou o representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Hugo Sarubbi Cysneiros.

O 3º vídeo faz referência às semelhanças entre este Tratado e a Concordata celebrada com o Estado Português em 2004. No 5º vídeo faz comparações entre o catolicismo brasileiro e os catolicismos português e argentino.










3 comentários:

Elise disse...

Marco tudo bem contigo? Espero que sim. Queria convidar-te a responderes a uma corrente:

http://lettersfromelise.blogspot.com/2009/01/desatando-os-ns-da-corrente.html

Quanto ao que denuncias mais abaixo vou fazer ppost no insurgente mais logo.

Beijos grandes e bom ano

Marco Oliveira disse...

Elise,
Há quanto tempo!... :-)

Dá-me uns dias para responder a essa corrente.

Bjs.

Elise disse...

Sim, quando quiseres.

No ano passado andei afastada dos blogs devido a problemas familiares (a minha avó materna faleceu de cancro do pulmão em dezembro).

Feito o luto, estou de volta. Não deixo de comentar que senti falta da paz que alguns blogs/bloggers transmitem, :)

beijos