Um grupo de jovens muçulmanos egípcios incendiou as casas pertencentes a Bahá’ís na aldeia de Shouraneya (província de Sohag, Alto Egipto). Este ataque não provocou mortos ou feridos, pois os proprietários fugiram da aldeia em Março de 2009 após uma outra vaga de ataques incendiários. Nessa altura, cerca de 40 famílias Bahá’ís fugiram da aldeia e nunca mais voltaram.
Adel Ramadan, membro da ONG Egyptian Initiative for Personal Rights, afirmou que várias pessoas da aldeia destruíram outras habitações pertencentes a Bahá’ís, após terem circulado rumores que os Bahá’ís iriam regressar.
"Um grupo de Bahá’ís pediu à polícia que garantisse a sua segurança pois iriam regressar às suas casas. Foi-lhes dito que poderiam voltar na terça-feira, e de repente, vimos pessoas a atacar essas casas", afirmou Ramadam, acrescentando que a sua organização já abriu um inquérito ao incidente.
"Temos fortes indícios de que dois membros da força policial incitaram o povo a atacar as casas dos Bahá’ís e vamos apresentar uma queixa ao Procurador-Geral, logo que todos os elementos de prova sejam recolhidos, vamos levar estes agentes policiais a tribunal", declarou ainda Ramadam.
Testemunhas afirmaram que vários jovens da aldeia organizaram um protesto na terça-feira – exigindo o prolongamento do horário de funcionamento dos barcos que fazem a ligação com aldeias vizinhas, aumentando a vigilância aos preços da carne e do pão – quando, de repente, começaram a gritar slogans contra os Bahá’ís e resolveram queimar as suas casas.
A Dra Basma Moussa, que pertence à Comunidade Bahá’í, afirmou a um jornal egípcio que nenhum Bahá’í foi visto na aldeia desde 2009. Quando souberam desta segunda vaga de ataques, queixaram-se à polícia, mas nada foi feito; além disso, estes mesmos jovens que incendiaram as casas também impediram a passagem de carros dos bombeiros. A Dra Moussa lembrou que os Bahá’ís exigem que o Estado garanta os direitos de todos os cidadãos, independentemente da sua religião.
---------------------------------
Mais informações:
Baha’i Homes Set on Fire Again in Egypt (MNBR)
Rights group suspect security involvement in Bahai homes fires in Sohag (Daily News Egypt)
Sem comentários:
Enviar um comentário