Michael H. Posner |
Enfatizou, particularmente, as penas de 20 anos de prisão dadas a cada um dos sete ex-líderes bahá'ís do Irão. "É uma situação de direitos humanos que é muito preocupante, e nós vamos continuar a chamar a atenção para ela", disse ele.
O relatório, com 77 páginas, fala detalhadamente da contínua "repressão de ativistas dos direitos das mulheres, dos direitos das minorias étnicas, estudantis, membros das minorias religiosas e ativistas ambientais", incluindo membros da Fé Bahá'í.
Uma secção descreve, por exemplo, como a constituição do Irão permite ao governo confiscar bens adquiridos "que não estejam em conformidade com a lei islâmica" e como essa lei tem sido usada para perseguir minorias religiosas, especialmente bahá'ís.
Os relatórios anuais sobre os Direitos Humanos avaliam a situação de cada país no que respeita às normas universais de direitos humanos. Os seus resultados servem para informar os legisladores dos EUA e servem como referência para outros governos, instituições internacionais, organizações não-governamentais e outros interessados.
No lançamento do relatório, a Secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton, disse: "Esses relatórios, que o Governo dos Estados Unidos publica há quase quatro décadas, dizem claramente aos governos de todo o mundo: Nós estamos a prestar atenção e continuamos a fazê-lo responsavelmente. E dizem claramente aos cidadãos e ativistas de todo o lado: Vocês não estão sozinhos! Nós estamos convosco".
-------------------------
FONTE: Report reveals "grim picture" of human rights in Iran (BWNS)
Sem comentários:
Enviar um comentário