quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Irão: Yaran com penas comutadas para 10 anos de prisão

As penas de prisão dos sete dirigentes Bahá’ís presos no Irão (vulgarmente conhecidos como “Yaran”) foram comutadas de 20 para 10 anos de prisão. Recorde-se que estes sete dirigentes Bahá’ís já cumpriram sete anos de prisão.

"Yaran", os sete dirigentes Bahá'ís presos no Irão
Este grupo de sete dirigentes informais da comunidade Bahá’í no Irão foi detido entre Março e Maio de 2008. Após vinte meses de detenção sem acusação, o seu julgamento iniciou-se em Janeiro de 2010. Durante o julgamento tiveram direito apenas a uma hora de contacto com os seus advogados, tendo sido sujeitos a maus-tratos e diversas formas de pressão psicológica. Foram acusados de espionagem, propaganda contra o regime e criação de uma administração ilegal; estas acusações foram refutadas pelos sete. O julgamento terminou em Junho de 2010 após seis breves sessões que não seguiram a procedimento legal definido por lei.

A pena inicial de 20 anos de prisão foi recebida com indignação em todo o mundo. As penas ainda foram reduzidas para 10 anos de prisão, mas posteriormente essa decisão foi revogada. Apesar de repetidos pedidos, nem os sete prisioneiros, nem os seus advogados receberam cópias do veredicto inicial nem da decisão sobre o recurso posteriormente apresentado. Irão: Yaran com penas comutadas para 10 anos de prisão

----------------------------------------
FONTE: Prison sentences of seven “Yaran” reduced to 10 years (Sen's daily)

Sem comentários: