quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

9 Decisões Espirituais para o Ano Novo

Por David Langness.


Oh não! Estamos em 2015 e você ainda não tomou nenhuma decisão de Ano Novo? De qualquer forma… quem foi que inventou esta tradição?

Acontece que praticamente todas as culturas e religiões antigas têm alguma espécie de decisões de Ano Novo.

O deus Jano, da religião romana
É por isso que temos um mês chamado Janeiro - porque no início de cada ano gregoriano os antigos romanos fizeram promessas de auto-aperfeiçoamento a Jano (Janus, em latim), o deus dos começos e transições. Essa prática provavelmente também tem raízes nos antigos babilónios, que tinham de prometer aos seus deuses no início de cada ano que pagariam suas dívidas e devolveriam as coisas que tinham emprestado.

Durante o Ano Novo Judaico, que se inicia com o Rosh Hashanah, prossegue com as Grandes Festas e termina no Yom Kippur, os Judeus reflectem sobre suas faltas e pecados durante o ano anterior, e depois decidem pedir perdão e também oferecem o seu perdão aos outros.

Católicos e Anglicanos têm a Missa da Meia-Noite (também chamada Missa do Galo), concebida para ajudar a resolver os crentes a tornar o seu Ano Novo mais espiritual do que o anterior; outros cristãos têm a tradição das vigílias nocturnas, em que se preparam para o ano novo através de oração, reflexão e tomando decisões. John Wesley, fundador da Igreja Metodista, iniciou as suas vigílias em 1740, não só para oferecer uma alternativa às bebedeiras típicas da véspera de Ano Novo, mas também para cantar hinos, ler as Escrituras e decidir levar uma vida mais espiritual no ano seguinte. Wesley chamou a estas vigílias Covenant Renewal Services (Serviços de Renovação da Aliança).

Em muitas igrejas afro-americanas dos EUA, as vigílias assumiram um significado especial em 01 de Janeiro de 1863, quando os escravos negros americanos encheram as suas igrejas para aguardar e celebrar a assinatura da Proclamação de Emancipação, pelo presidente Abraham Lincoln.

Para os Muçulmanos e para os Bahá’ís, o Ano Novo do seu calendário (o que não ocorre no 1º de Janeiro) coincide com o fim do período de jejum anual, quando os crentes reflectem sobre o seu próprio desenvolvimento espiritual durante o ano anterior e comprometem-se a abster-se de desejos egoístas, a melhorar as suas vidas espirituais e a servir aos outros.

E para os Bahá'ís, o processo de tomar decisões de auto-aperfeiçoamento acontece não apenas anualmente, mas diariamente:
Examina-te a ti próprio em cada dia, antes de seres chamado a prestar contas, porque a morte não anunciada chegar-te-á e serás chamado a responder pelos teus actos. (Baha’u’llah, The Hidden Words, p. 11)
Assim, neste ano, seguindo o espírito de todas aquelas tradições culturais e religiosas, gostaria de propor um conjunto de decisões espirituais que todos podemos adoptar e pôr em prática. Vamos decidir com antecedência para evitar as resoluções típicas de ano novo - todos sabemos quais - perder peso, viajar mais, ter menos stress, passar mais tempo com a família, etc. Em vez disso, aqui fica uma sugestão para um conjunto de decisões espirituais com que todos (incluindo eu próprio) nos podemos comprometer:

  1. Decidi começar e terminar cada dia com uma oração de gratidão pela minha vida.
  2. Decidi mostrar activamente (não apenas falar) amor por toda a minha família - a família humana.
  3. Decidi trabalhar para me libertar dos meus preconceitos - toda a gente tem alguns, e todos nós estaríamos melhor sem eles.
  4. Decidi praticar um período de meditação todos os dias - ele não tem que ser longo ou complexo, mas tem de ser uma prática constante de estar sozinho a reflectir sobre os meus pensamentos e sentimentos.
  5. Decidi comprometer-me com uma meta de serviço aos outros, tornando pelo menos uma vida humana melhor no próximo ano do que foi este ano.
  6. Decidi sair dos meus grupos sociais e culturais normais deste ano - atravessando as barreiras raciais, de classe e de idade que a nossa sociedade nos impõe e fazer amizade com alguém que não seja exactamente como eu.
  7. Decidi fazer algo significativo neste ano com vista ao objectivo da paz no mundo, mesmo que seja apenas um pequeno compromisso voluntário na minha própria comunidade ou uma nova atitude sobre como lidar com conflitos de forma pacífica.
  8. Decidi mostrar activamente mais bondade, não só para com as pessoas ao meu redor, mas também para com os animais.
  9. E decidi ver o mundo como um local onde todas as minhas decisões podem fazer os outros - e eu próprio - mais felizes, mais radiantes e mais realizados espiritualmente.


-----------------------------
Texto original: 9 Spiritual New Year’s Resolutions (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

David Langness é jornalista e crítico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site bahaiteachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.

Sem comentários: