sábado, 22 de setembro de 2018

Seitas, Cristianismo e Dinheiro: em que acreditam os Bahá’ís?

Por Kathy Roman.


Tornei-me Bahá’í na minha adolescência, quando descobri esta Fé terna e bondosa. Desde então, ocasionalmente ouvi e li algumas noções erradas sobre a minha religião.

Na primeira parte deste artigo, escrevi sobre três dessas afirmações falsas: “A Fé Bahá’í é uma seita do Islão”, “A Fé Bahá’í tem clero" e “uma pessoa nasce Bahá’í”. Todas são falsas; algumas são ridículas; e a maioria é apenas desconhecimento.

Além destas, ouvi, durante a minha vida Bahá’í, outras três afirmações ainda mais falsas e também sem fundamento: “A Fé Bahá’í é uma seita”; “os Bahá’ís não acreditam em Cristo”; e “os Bahá'ís querem o seu dinheiro”. Estas além de falsas, são caluniosas - porque são exactamente o oposto da realidade. Vamos analisá-las.

Afirmação falsa nº 4: "A Fé Bahá’í é uma seita"

Quando eu e a minha irmã éramos jovens adolescentes Bahá’ís, morávamos em Los Angeles, onde existia uma das maiores comunidades Bahá’ís nos Estados Unidos. A minha tia costumava realizar na sua casa reuniões introdutórias sobre a Fé, os chamados fire-sides. Naqueles dias, podíamos ouvir conversas fascinantes de actores, artistas, músicos e teólogos vindos de todo o mundo. Todas as noites de domingo, uma vaga de gente aparecia à sua porta; todos estavam curiosos e interessados em investigar por si próprios essa nova e intrigante Fé.

Costumávamos ficar surpreendidas quando ouvíamos coisas chocantes sobre a Fé. Um homem com quem falámos perguntou: “Eu ouvi um vizinho a falar sobre a Fé Bahá’í. Não é uma seita de amor persa?” Rimo-nos as duas com a surpresa!

Contámos-lhe que, na verdade, a Fé Bahá’í é uma religião global e independente, fundada em 1863, com seguidores em todo o mundo. Embora contenha os ensinamentos espirituais profundos comuns às religiões do passado, como os do Cristianismo, Islão, Budismo, Hinduísmo e Judaísmo, a Fé Bahá’í é uma nova revelação dos ensinamentos religiosos:
(…) Bahá'u'lláh, o Fundador da Fé Bahá'í, proclamou clara linguagem clara e inequívoca, aos reis e governantes do mundo, aos seus líderes religiosos e à humanidade em geral que a prometida era de paz e fraternidade mundiais tinha finalmente chegado e que Ele próprio era o Portador da nova mensagem e poder de Deus que transformaria o sistema prevalecente de antagonismo e inimizade entre os homens, e criaria o espírito e a forma da ordem mundial destinada. (A Casa Universal de Justiça, in the introduction to The Proclamation of Baha’u’llah, p. viii).
As seitas normalmente têm líderes carismáticos - os Bahá’ís têm uma liderança eleita democraticamente; não têm autoridades individuais. As seitas normalmente existem num determinado ambiente cultural - os Bahá’ís vêm de todos os países e culturas do mundo. As seitas são sociedades fechadas - a Fé Bahá’í está aberta a todos. As seitas têm práticas e rituais secretos - a Fé de Bahá’í não tem nenhum. As seitas usam técnicas enganosas de persuasão e controle - os princípios Bahá'ís exigem a investigação independente da verdade para toda a gente. Assim, a Fé Bahá’í é exactamente o oposto de uma seita.

Afirmação falsa nº 5: "Os Bahá’ís não acreditam em Cristo”

Ninguém pode dizer que é Bahá’í a não ser que também acredite também na condição de Cristo como profeta e mensageiro de Deus. Os Bahá’ís aceitam inequivocamente os ensinamentos de Cristo e acreditam na divindade de Jesus.
Sabe que quando o Filho do Homem entregou o espírito a Deus, toda a criação chorou num grande pranto. Ao sacrificar-Se, porém, uma nova capacidade infundiu-se em todas as coisas criadas. As suas evidências, como se testemunha em todos os povos da terra, estão agora manifestas diante de ti. A sabedoria mais profunda que os sábios pronunciaram, o conhecimento mais profundo que qualquer mente explicou, as artes que as mãos mais hábeis produziram, a influência exercida pelo mais poderoso dos governantes, são apenas manifestações do poder vivificador libertado pelo Seu Espírito transcendente, omnipresente e resplandecente.

Testemunhamos que quando Ele veio ao mundo, Ele derramou o esplendor da Sua glória sobre todas as coisas criadas. Através d’Ele, o leproso recuperou da lepra de perversidade e da ignorância. Através d'Ele o ímpio e rebelde foram curados. Através do Seu poder, nascido do Deus Todo-Poderoso, os olhos dos cegos abriram-se e a alma do pecador santificou-se… Testemunhamos que através do poder do Verbo de Deus todo o leproso foi purificado, toda a enfermidade foi curada, toda a debilidade humana foi banida. Ele é Quem purificou o mundo. Bem-aventurado o homem que, com um rosto radiante de luz, se volveu para Ele." (Gleanings from the Writings of Baha’u’llah, XXXVI)

Afirmação falsa nº 6: "Os Bahá’ís querem o seu dinheiro”

Pelo contrário, os Bahá’ís nunca aceitaram, nem nunca aceitarão, donativos externos para a sua Fé. Desculpem, mas a Fé Bahá’í recusa contribuições de quem não é Bahá’í. Contribuir para o fundo Bahá’í é uma bênção reservada apenas para Bahá’ís. Apesar das instituições e templos Bahá’ís terem por objectivo beneficiar e unir toda a humanidade, os Bahá’ís excluem a política e interesses especiais de qualquer tipo. Como Bahá’í, este é outro dos princípios da Fé que me enche de orgulho.

Espero que o leitor, na sua busca independente pela verdade e pela sabedoria, encontre todas as verdades maravilhosas da Fé Bahá’í – a mais importante das quais é a unificação dos corações no nosso planeta:
Se desejais com todo o vosso coração a amizade com todas as raças da terra, o vosso pensamento espiritual e positivo espalhar-se-á; tornar-se-á o desejo dos outros, tornando-se cada vez mais forte, até atingir as mentes de todos os homens. ('Abdu’l-Bahá, Paris Talks, p. 29-30)

-----------------------------
Texto original: Cults, Christianity and Cash: What the Baha’is Believe (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Kathy Roman é educadora reformada, aspirante a escritora, esposa e mãe de dois filhos que vive em Elk Grove, California (EUA), onde serve como responsável de Informação Pública Bahá’í.

Sem comentários: