sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Apresentado o projecto para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá

A Casa Universal de Justiça apresentou hoje, a todas as Assembleias Espirituais Nacionais, o projecto da estrutura para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá.

Para os Bahá’ís, ‘Abdu’l-Bahá ocupa uma posição sem paralelo nos anais da história religiosa da humanidade. Na sua carta, a Casa de Justiça afirma que a estrutura delineada no projecto pretende “homenagear a posição única de ‘Abdu’l-Bahá” e “reflectir a Sua condição sublime e a Sua humildade”.

“Este deve ser diferente de qualquer outro edifício”, explicou Hossein Amanat, o arquitecto selecionado para esta iniciativa histórica. “Pretende manifestar o altruísmo, a sabedoria a abertura, a aceitação e a generosidade de ‘Abdu’l-Bahá para com todas as pessoas, materializar o Seu amor pelos jardins e pela natureza, e reflectir a Sua atitude progressista e virada para o futuro”.

Entretanto, foram divulgados várias imagens e um vídeo que permitem ver a estrutura central e o espaço envolvente.


“’Abdu’l-Bahá indicou o local onde deveria ser sepultado”, explicou o arq. Amanat. “Ele disse a um dos primeiros crentes que se alguma coisa Lhe acontecesse e Ele falecesse, queria ser sepultado sob os areais entre Haifa e Acre, um local que Ele descrevia como o caminho trilhado pelos bem-amados e pelos peregrinos”.

Numa oração escrita por ‘Abdu’l-Bahá – e recitada pelos visitantes no Seu túmulo – Ele expressa a seguinte súplica a Deus: “Torna-me como o pó no caminho dos Teus bem-amados”. O conceito desta oração foi um dos princípios organizadores do projecto.

“Considerando a essência destas palavras e pensando nas características de ‘Abdu’l-Bahá, hesitámos em conceber uma estrutura imponente como a Sua última morada. Os Seus desejos foram tidos em conta,” afirmou o arq. Amanat, “mas não de forma tão literal que a Sua posição não seja reverenciada e reconhecida. A Sua última morada deve ser nova e única, e diferente de qualquer outro edifício.”

Os visitantes poderão andar por um caminho concebido para facilitar as etapas de uma viagem meditativa em direcção ao Santuário, no centro do jardim.

“O interior do Santuário está projectado para ser um local de luz difusa e contemplação serena. O santuário estará localizado no centro deste espaço tranquilo, e um padrão de luz emanará do túmulo e envolverá todo o jardim, simbolizando o esplendor que ‘Abdu’l-Bahá trouxe aos povos do mundo,” acrescentou o arq. Amanat.

“’Abdu’l-Bahá era um Homem moderno. Ele foi o precursor do que era novo – as Sua palavras eram novas, os Ensinamentos do Seu Pai que Ele promulgava eram novos, e Ele chamava a humanidade para um novo conjunto de relações. Este edifício pretende reflectir isso.”

------------------------
FONTE: Design concept for the Shrine of ‘Abdu’l-Baha unveiled (BWNS)

Sem comentários: