sábado, 5 de dezembro de 2020

Procurar o Sentido da Existência

Por David Langness.


Ó FILHO DO SER!
O Meu amor é a minha fortaleza; quem nela entrar está salvo e seguro, e quem dela se afastar, perder-se-á e perecerá.

Ó FILHO DA PALAVRA!
Tu és a Minha fortaleza; entra nela, para que ali te possas manter em segurança. O Meu amor está em ti; conhece-o para que possas encontrar-Me próximo de ti.

Ó FILHO DO SER!
Tu és a Minha lâmpada, e a Minha luz está em ti. Que consigas dela o teu esplendor e não procures outro salvo Eu. Pois Eu criei-te rico e derramei generosamente sobre ti a Minha graça. (Bahá’u’lláh, As Palavras Ocultas, do árabe, #9, #10, #11)
Irrompendo com simbolismos e repleta de alusões e significados místicos, o livro As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh usa o velho recurso expressivo das metáforas para nos apresentar uma visão do invisível.

O Meu amor é a minha fortaleza” e “Tu és a Minha lâmpada, e a Minha luz está em ti” – estas duas belíssimas metáforas dão-nos uma forma para perceber o que Deus quer quando nos pede o nosso amor.

Tal como um bebé que ama natural e instintivamente a sua mãe, estas breves Palavras Ocultas dizem-nos que a criação sempre se voltará para Deus e amá-Lo-á. Como seres humanos, desejamos naturalmente ligarmo-nos a Deus e amá-Lo para que as nossas almas se movam em direcção a Ele.

O Meu amor está em ti”, diz-nos Bahá’u’lláh. Esse amor que Deus nos deu representa o nosso impulso criativo, o poder de crescimento, a própria atracção entre elementos distintos das moléculas que constituem as nossas células. As Escrituras Bahá’ís dizem-nos que todos os fenómenos são compostos de elementos singulares. Cada átomo que é parte de uma molécula une-se a outros para criar um elemento maior – o oxigénio, por exemplo, é um elemento singular constituído por dois átomos de oxigénio.

Bahá’u’lláh deixa bem claro que a alma humana é um elemento singular e indestrutível:
Perguntaste-Me sobre a natureza da alma. Sabe tu, em verdade, que a alma é um sinal de Deus, uma joia celestial cuja realidade os mais eruditos dos homens não conseguiram compreender e cujo mistério mente alguma, por muito perspicaz que seja, pode esperar alguma vez desvendar. É a primeira, entre todas as, coisas criadas, a declarar a excelência do seu Criador, a primeira a reconhecer a Sua glória, a aderir à Sua verdade e a primeira a curvar-se em adoração diante d'Ele. Se for fiel a Deus, reflectirá a Sua Luz e, posteriormente, a Ele regressará. No entanto, se falhar na lealdade ao seu Criador, tornar-se-á vítima do ego e da paixão, e por fim afogar-se-á nas suas profundezas. (Gleanings from the Writings of Baha’u’llah, LXXXII)
Os temas místicos Sufis enchem As Palavras Ocultas, especialmente na busca de um entendimento mais profundo e no desejo da reunião com Deus. Na tradição Sufi, o buscador procura apaixonadamente – tal como um amante procura a amada – a união com Deus. A alma, vista como perdida e separada neste mundo físico, deve percorrer fases sucessivas de crescimento espiritual para encontrar a sua verdadeira morada. Nesta tradição, Deus existe em toda a parte e em tudo, e é simultaneamente misterioso, invisível e oculto.

Ao longo dos séculos, poetas e místicos têm tentado expressar o profundo desejo que toda a alma sente nesta existência. Todos temos um desejo profundo na nossa essência, e esforçamo-nos ao longo das nossas vidas para satisfazer esse desejo de sentido, de ligação com o amor puro. Algumas pessoas tentam encontrá-lo nas suas relações, nas suas profissões, nos seus filhos ou passatempos. Outros tentam senti-lo na natureza ou na arte. Aqui, nas Palavras Ocultas, Bahá’u’lláh diz-nos “Tu és a Minha lâmpada, e a Minha luz está em ti”, levando-nos a entender que aquilo que procuramos já existe em nós próprios.

Nas Palavras Ocultas, Bahá’u’lláh usa repetidamente estes temas poéticos extasiantes, enfatizando a nossa ligação humana com o nosso Criador como fonte do nosso amor, esplendor e vida.

-----------------------------
Texto original: Unearthing the Hidden Words (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


David Langness é jornalista e crítico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site www.bahaiteachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.

Sem comentários: