segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Porque uso uma máscara

Por Rodney Richards.


Até agora, mais de 600.000 americanos morreram devido ao vírus ou complicações relacionadas. Entre os que sobreviveram graças aos esforços extraordinários de hospitais e corpos clínico, há muitos que estão debilitados e enfraquecidos, fisicamente acamados há muitos meses. Muitos precisam de fisioterapia prolongada para recuperar a sua situação normal.

Em todo o mundo - com muitos focos de contágio, especialmente de variantes do Covid-19 - já morreram mais de quatro milhões de homens, mulheres, adolescentes, jovens, crianças e idosos.

Assim, esta pandemia é, sem dúvida, um problema sério de saúde e sociedade - o que significa que a forma como escolhemos proteger-nos contra a infecção tornou-se muito importante.

A Atitude Bahá’í face à Ciência e Medicina


Para mim, para a minha esposa, para os meus filhos já crescidos, para 95% da minha família alargada e minhas dezenas de amigos, todos nós entendemos que as máscaras são restritivas, mas são fáceis de nos habituarmos. Usamos máscaras por dois motivos: para nos proteger contra a infecção e para proteger outras pessoas de serem infectadas com o vírus no caso de sermos portadores assintomáticos.

Portanto, as máscaras têm dois propósitos - autoprotecção, protecção das outras pessoas e da saúde do público. Usar uma máscara é enviar uma mensagem: que me preocupo com a saúde dos outros. Revela um sentimento de unidade e solidariedade com toda a humanidade.

Essa conclusão não vem apenas dos cientistas; também é a minha conclusão porque sou Bahá’í e acredito na unidade da humanidade, e na harmonia essencial entre ciência e religião. Numa palestra proferida nos Estados Unidos em 1912, 'Abdu'l-Bahá - o filho e sucessor de Bahá'u'lláh, o fundador da Fé Bahá’í, disse:

O terceiro princípio ou ensinamento de Bahá'u'lláh é a unicidade entre religião e ciência. Qualquer crença religiosa que não esteja em conformidade com investigação e validação científica é superstição, pois a verdadeira ciência é razão e realidade, e a religião é essencialmente realidade e razão pura; portanto, as duas devem estar de acordo. O ensinamento religioso que estiver em discordância com a ciência é imaginação e invenção humana, e não merece aceitação, pois a antítese e o oposto do conhecimento é a superstição que nasce da ignorância humana. Se dissermos que a religião se opõe à ciência, desconhecemos tanto a verdadeira ciência como a verdadeira religião, pois ambas se fundamentam nas premissas e conclusões da razão, e ambas devem passar pela sua verificação. (The Promulgation of Universal Peace, p.107)

Os Bahá’ís confiam em Bahá’u’lláh como "o Médico Divino", um mensageiro de Deus que tem os seus dedos no pulso da humanidade. As escrituras Bahá’ís são claras - Bahá’u’lláh aconselhou todos no Seu Livro Mais Sagrado a recorrerem a médicos qualificados, ou especialistas, quando estivermos adoentados:

Quando enfermos, recorrei a médicos competentes. Não descartamos o recurso aos meios materiais, antes, Nós o confirmamos através desta Pena, a qual Deus fez a Aurora da Sua Causa resplandecente e gloriosa. (Kitab-i-Aqdas, ¶113)

Esses "meios materiais" - a razão, a racionalidade e as práticas baseadas em evidências da ciência da saúde - são a razão pela qual os Bahá'ís também confiam na ciência.

Compreendo que nem todas as pessoas tenham a mesma percepção, e que muitas, muitas pessoas e empresas estejam cansadas de restrições. Tudo começou em Janeiro de 2020, primeiro nas viagens e nos transportes aéreos, e depois alargando-se a todas as localidades do mundo através de intervenção governamental.

Mas agora o uso da máscara tornou-se um movimento - um movimento inteligente. A minha esposa e eu temos máscaras coloridas feitas por um amigo artista. Guardamos máscaras adicionais em casa e no porta-luvas do carro, para que estejam sempre disponíveis. Em Nova Jersey, onde moramos, muitas coisas foram reabertas (com cuidado), mas a maioria das repartições estaduais e municipais, ou locais públicos como bibliotecas, ainda exigem sempre máscaras para entrar.

No entanto, eu já estou plenamente vacinado. Então, porque tenho de usar máscara?

Porque nem todas as pessoas estão vacinadas e o vírus não desaparece por conta própria. Na realidade, está-se a transformar - como todos os vírus fazem - para encontrar mais hospedeiros humanos. As suas variantes estão a causar um novo ciclo de destruição, e 99 por cento das mortes de Covid-19 acontecem entre os não-vacinados.

Por esse motivo tenho as minhas máscaras sempre à mão – e estou vivo e cheio de energia.

------------------------------------------------------------
Texto original: Why I Wear a Mask (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Rodney Richards é escritor técnico de profissão e trabalhou durante 39 anos para o Governo Estadual de New Jersey. Reformou-se em 2009 e dedicou-se à escrita (prosa e poesia), tendo publicado o seu primeiro livro de memórias Episodes: A poetic memoir. É casado, orgulha-se dos seus filhos adultos, e permanece um elemento activo na sua comunidade.

Sem comentários: