sábado, 8 de janeiro de 2022

Bahá’u’lláh afirmou ser superior a outros Profetas?

Por Rodney Richards.


Lutar pelos nossos valores e pelo nome com que nos identificamos como crentes, leva-nos a um dos piores erros humanos: acreditar que a nossa religião é a melhor, a mais verdadeira, ou a única maneira de conhecer e amar a Deus.

Então, como podemos corrigir este erro humano básico, que inevitavelmente leva a equívocos, conflitos religiosos e falsas comparações? Os ensinamentos Bahá’ís pedem-nos que libertemos conscientemente as nossas mentes e corações dos nossos preconceitos religiosos, e tratemos todas as pessoas com amor e bondade. Então, vamos esclarecer alguns equívocos comuns sobre a Fé Bahá’í:
  • que Bahá’u’lláh afirmou ser o mensageiro "supremo" de Deus para esta era;
  • que os ensinamentos de Bahá’u’lláh "substituem" os dos profetas e mensageiros anteriores, incluindo Muhammad, Cristo, Moisés, Buda e outros;
  • que os Bahá'ís acreditam que os ensinamentos desses profetas passados estão "desactualizados" e, portanto, não devem ser seguidos.
Essas interpretações incorrectas provocam atrito e confusão nas mentes das pessoas que tentam entender a mensagem de Bahá’u’lláh - e a mensagem dos profetas anteriores. Em primeiro lugar, sejamos claros: as escrituras Bahá’ís dizem claramente que os principais ensinamentos espirituais de todos os professores divinos são os mesmos, assim como sua fonte:

A Realidade das Religiões divinas é uma única, pois a Realidade é una e não pode ser dupla. Todos os Profetas estão unidos nas Suas mensagens, e inabaláveis. Eles são como o sol; nas diferentes estações, Eles aparecem em diferentes locais de alvorecer no horizonte. Por isso, cada Profeta passado deu as boas-novas sobre o futuro, e cada futuro aceitou o passado. (‘Abdu’l-Bahá, ‘Abdu’l-Bahá in London, p. 29)

Para lá da comparação e da distinção, os Bahá’ís acreditam que a missão básica de todas as religiões é sempre a mesma: regenerar os corações e as almas de cada ser humano no planeta. Os fundadores e profetas destas religiões surgiram em diferentes momentos da história e do desenvolvimento da humanidade para dar a necessária a orientação espiritual e social. Os meios e as palavras que Eles escolheram podem ter sido diferentes - mas todos Eles chamaram o povo para Deus, não para Eles próprios. Eles foram os primeiros a jurar obediência ao Criador e a renunciar a qualquer obediência a Si próprios acima da obediência a Deus.

Todos os mensageiros de Deus transmitiram verdades espirituais ao longo das suas vidas e ensinamentos. Todos Eles declararam que o Deus único é a fonte do Seu ser e inspiração. Eles reflectiram a beleza do Criador, agindo como espelhos perfeitos, reflectindo e transmitindo a luz divina para toda a humanidade. Esta é a Sua única realidade, a Sua condição comum.

Precisamos apenas de ler as Escrituras de todos os professores divinos para ver a Sua perfeita concordância. Por exemplo, Cristo disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente” (Mateus 22:37). De igual modo, Muhammad disse: "Nenhuma divindade, salvo Deus" (Alcorão 6: 106). Bahá’u’lláh repetiu estas palavras quando escreveu:

O que é digno de vós é o amor de Deus e o amor d'Aquele que é o Manifestante da Sua Essência, e a observação de qualquer coisa que Ele vos prescrever - se apenas o soubésseis. (Gleanings, CXXXIX)

Por outras palavras, o amor de Deus está no âmago da vida e do propósito dos seres humanos - e no âmago de cada religião.

Outro exemplo dessa continuidade e unidade – a Regra de Ouro – mostra que todos os mensageiros divinos nos ensinam a tratar os outros com igual amor e respeito. Na Bíblia, Cristo nos lembra de "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39). No Alcorão, Muhammad adverte: "Paguem, ó filhos de Adão, como vocês gostariam de ser justos e sejam exatamente como gostariam de ter justiça!" (83: 1-6). Da mesma forma, Bahá’u’lláh advertiu: "Acautelai-vos para não vos preferires a vós próprios acima dos vossos próximos." (Gleanings, CXLVI).

Em determinados momentos da história humana, estes mensageiros de Deus actuaram como uma balança infalível, o caminho e a verdade, a fonte de luz e sabedoria para a qual todos se podiam voltar. Cada Mensageiro também alterou, manteve ou revogou as leis sociais das religiões anteriores. Isso é natural e necessário, porque a humanidade e as nossas condições sociais mudam com o tempo, assim como a nossa capacidade de resposta à mensagem de Deus. No entanto, as autoridades religiosas existentes lutaram contra essas mudanças e caluniaram, torturaram ou mataram os novos Mensageiros, provocando consternação, confusão e conflitos incalculáveis até hoje.

Apesar das tentativas de oposição ao seu progresso, as grandes religiões persistem. A prova da divindade de um Mensageiro está nos Seus frutos, na compaixão amorosa e nos novos sistemas de justiça e governação promulgados pelos Seus seguidores. Eles e os Seus seguidores podem ser condenados à morte, mas o que a humanidade não percebe totalmente é que Deus tem um plano - uma sequência contínua de Mensageiros, cada um trazendo novos ensinamentos para revitalizar e despertar a humanidade. Os Seus ensinamentos afirmam e aperfeiçoam os preceitos do Mensageiro anterior. O facto de Eles parecerem estar em contradição entre si revela apenas a nossa compreensão limitada e má interpretação das Suas missões.

Então, qual é a posição de Bahá’u’lláh, que os Bahá’ís reverenciam como o mais recente de uma longa linha de profetas e mensageiros? De acordo com a Casa Universal de Justiça, Bahá’u’lláh é "o Prometido de todas as eras", "o Alvorecer do Dia de Deus, o Dia em que os mais excelentes favores de Deus foram derramados sobre os homens.” (A Casa Universal de Justiça, Carta aos Bahá’ís do Mundo, abril de 1992)

Os ensinamentos Bahá’ís afirmam que a posição de Bahá’u’lláh culmina e completa todas as revelações religiosas do passado. Mas Bahá'u'lláh também inaugurou um novo ciclo de revelação, que não termina com o Seu aparecimento. Os ensinamentos Bahá’ís dizem que este processo de revelação progressiva continuará enquanto a espécie humana existir - e que a humanidade continuará a receber a mensagem de Deus:

Bahá'u'lláh delineou o círculo da unidade; Ele fez um plano para a união de todos os povos e para a reunião de todos sob a proteção da tenda da unidade universal. Esta é a obra da Generosidade Divina e todos nós devemos esforçar-nos, de corpo e alma, até que tenhamos a realidade da unidade entre nós e, assim trabalhando, a força ser-nos-á concedida. (‘Abdu’l-Bahá, Paris Talks, p. 55.)

Tal como os Seus antecessores divinos, Bahá’u’lláh chama os seres humanos à sua mais alta expressão de nobreza e unidade com seus semelhantes. A Sua posição e ensinamentos distintos inauguram uma nova era de paz e justiça global. “Construir de novo todo o mundo” é a declaração e o desafio da missão de Bahá’u’lláh.

------------------------------------------------------------
Texto original: Did Baha’u’llah Claim to Be Greater than Other Prophets? (www.bahaiteachings.org)


 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Rodney Richards é escritor técnico de profissão e trabalhou durante 39 anos para o Governo Estadual de New Jersey. Reformou-se em 2009 e dedicou-se à escrita (prosa e poesia), tendo publicado o seu primeiro livro de memórias Episodes: A poetic memoir. É casado, orgulha-se dos seus filhos adultos, e permanece um elemento activo na sua comunidade.

Sem comentários: