domingo, 21 de julho de 2024

Bahá'u'lláh: o “Espírito da Verdade” prometido por Jesus Cristo

Por Brent Poirier.
 

Os ensinamentos Bahá'ís oferecem à humanidade uma grande dádiva com a clarificação dos significados das Escrituras judaico-cristãs - e o cumprimento das suas promessas e profecias.

Apenas a título de exemplo, a revelação Bahá’í explica e cumpre a singular promessa de Cristo no Evangelho de João: “Quando vier o Espírito da verdade, Ele vai guiar-vos em toda a verdade”. (16:13)

Para percebermos como Deus promete e cumpre o aparecimento de um novo mensageiro divino, vejamos uma promessa na Bíblia Hebraica e o seu cumprimento no Evangelho. Nas seguintes palavras ditas por Deus a Moisés, vemos a terminologia que Deus utiliza para prometer o aparecimento de um futuro profeta, descrevendo a relação entre esse profeta e a Divindade. O Livro do Deuteronómio, versículo 18:18 diz: “Hei de fazer surgir, no meio deles e dentre os seus compatriotas, um profeta semelhante a ti. Hei de dar-lhe a conhecer a minha palavra e ele há de dar-vos a conhecer tudo o que eu lhe mandar.”.

Note-se aqui a relação entre o Criador e o Seu profeta: Deus colocará as Suas palavras na boca do profeta, e o profeta falará como Deus ordena. Este versículo do Deuteronómio é entendido pelos cristãos como uma profecia de Jesus Cristo. Veja como o profeta é predito neste versículo e compare-o com estas palavras de Jesus Cristo em João 12:49-50, cumprindo esta profecia e descrevendo a fonte da revelação de Cristo:

É que eu não falo por minha autoridade. O Pai que me enviou deu-me ordens sobre o que devia dizer e ensinar. E eu sei que aquilo que o Pai me ordena dá a vida eterna. Portanto, as coisas que eu digo tenho que as dizer como o Pai mas comunicou.

Comparando estes versículos, Jesus confirmou que a sua relação com Deus, o Pai, é exatamente como profetizada no Deuteronómio – que Deus coloca as Suas palavras na boca de Jesus e ordena a Cristo o que deve dizer.

Comparemos agora esta profecia de Jesus sobre aquele que virá depois dele, revelada em João 16:13 exactamente com o mesmo espírito:

Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vai guiar-vos em toda a verdade. É que ele não falará por si próprio, mas comunicará o que lhe disserem e anunciar-vos-á as coisas que ainda estão para acontecer. Ele vos manifestará a minha glória…

Nos ensinamentos Bahá'ís, 'Abdu'l-Bahá interpreta estas palavras de Jesus, afirmando:

Agora considerai cuidadosamente o que a partir destas palavras, ‘ele não falará por si próprio, mas comunicará o que lhe disserem’, é claro que o Espírito da Verdade está corporizado num Homem que tem individualidade, que tem ouvidos para ouvir e uma língua para falar.

Assim, o Espírito da Verdade é uma pessoa, e não apenas a aparição do Espírito Santo a inspirar os discípulos no Pentecostes.

Bahá’u’lláh escreveu na Sua Epístola aos Cristãos que cumpriu esta promessa profética:

Em verdade, Aquele que é o Espírito da Verdade veio guiar-vos para toda a verdade. Ele não fala impelido pelo Seu próprio Ser, mas a mando d’Aquele que é o Omnisciente, o Sapientíssimo. Dize: este é Aquele que glorificou o Filho e exaltou a Sua Causa.

Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá’í, disse que Bahá’u’lláh cumpriu esta aliança estabelecida por Jesus Cristo:

...em diversas passagens dirigidas a todo o corpo dos seguidores de Jesus Cristo [Bahá’u’lláh] identifica-se com o “Pai” de que fala Isaías, com o “Consolador” Cuja Aliança Aquele que é o Espírito [Jesus] tinha Ele próprio estabelecido, e com o “Espírito da Verdade” que os guiará “para toda a verdade”...

Shoghi Effendi também escreveu:

Não foi o próprio Cristo que, dirigindo-se aos Seus discípulos, proferiu estas palavras: “Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas vós não as podeis suportar agora. Contudo, quando Ele, o Espírito da Verdade, vier, irá guiar-vos em toda a verdade”? A partir… das palavras de Cristo, tal como atestadas pelo Evangelho, qualquer observador sem imparcial perceberá prontamente a magnitude da Fé que Bahá’u’lláh revelou, e reconhecerá o peso impressionante da afirmação que Ele fez…

É nosso dever ponderar estas coisas no nosso coração, esforçarmo-nos por alargar a nossa visão e aprofundar a nossa compreensão desta Causa, e levantarmo-nos, resolutamente e sem reservas, para desempenhar o nosso papel, por mais pequeno que seja, neste maior drama do mundo da história espiritual do mundo.

Bahá’u’lláh revelou estas palavras na sua última grande obra, dirigida a um clérigo muçulmano que perseguiu a comunidade Bahá’í na Pérsia do século XIX:

Em resumo, nas palavras d’Aquele que é o Espírito [Jesus], jazem ocultos inúmeros significados. Ele falou de muitas coisas, mas como não encontrou ninguém que possuísse ouvidos que ouvissem ou olhos que vissem, optou por ocultar a maior parte dessas coisas. Por isso Ele disse: “Mas vós não as podeis suportar agora”. Este Alvorecer da Revelação diz que nesse Dia Aquele que é o Prometido revelará as coisas que estão para vir. Do mesmo modo, no [Livro Sagrado] e nas Epístolas aos Reis... a maior parte das coisas que aconteceram nesta terra foram anunciadas e profetizadas pela Pena Mais Sublime.

O que é que Jesus Cristo poderia ter revelado, mas a humanidade não poderia suportar? Que novos ensinamentos trouxe Bahá’u’lláh que não estão no Evangelho?

Embora Cristo tenha dirigido os Seus ensinamentos ao indivíduo e não tenha fornecido orientação específica na condução das relações internacionais, a revelação de Bahá’u’lláh oferece uma orientação divina destinada a unificar os povos e as nações do mundo. Shoghi Effendi escreveu que a “… mensagem da Fé Bahá’í é aplicável não apenas ao indivíduo, mas preocupa-se principalmente com a natureza das relações essenciais que devem unir todos os estados e nações como membros de uma família humana”.

Entre os muitos exemplos dessa orientação da nova revelação de Bahá’u’lláh estão as Suas Epístolas aos monarcas e governantes do Seu tempo, primeiro colectivamente na Sua Epístola aos Reis. Mais tarde, Bahá’u’lláh dirigiu-se a vários monarcas individuais, incluindo a Sua Epístola à Rainha Vitória, que inclui as Suas orientações aos monarcas da Terra para estabelecerem um sistema de segurança colectiva:

Ó Governantes da terra! Reconciliai-vos para que não necessiteis mais de armamentos salvo na medida do que for necessário para a protecção dos vossos territórios e domínios. Acautelai-vos para não menosprezar o conselho do Omnisciente, o Fiel. Uni-vos, ó reis da terra, pois assim a tempestade da discórdia acalmar-se-á entre vós e os vossos povos encontrarão sossego, se sois dos que compreendem. Se alguém entre vós levantar armas contra outro, levantai-vos todos contra ele, pois isso não é senão justiça manifesta. (Súriy-i-Haykal, ¶181-182)

A orientação de Cristo sobre a conduta pessoal para com um inimigo exorta-nos a mostrar bondade, a retribuir o bem pelo mal feito, a dar a outra face e a “pôr de lado a espada”. Hoje, porém, uma tal conduta de um chefe de Estado em relação a uma nação agressora seria contraproducente. A orientação de Bahá’u’lláh para o conjunto das nações do mundo é a de se levantarem contra qualquer governo que ameace a paz – utilizando a força económica ou militar colectiva. Jesus dirigiu-Se ao indivíduo, enquanto Bahá’u’lláh Se dirigiu às nações e também ao indivíduo.

Se desejar mais informações sobre o plano Bahá’í para a paz global, encontrará a orientação de Bahá’u’lláh sobre o estabelecimento da paz resumida na notável mensagem de 1985 dirigida aos povos do mundo pela Casa Universal de Justiça - denominada A Promessa da Paz Mundial.

-----------------------------------
Texto original em inglês: Baha’u’llah: the “Spirit of Truth” Promised by Jesus Christ (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Brent Poirier nasceu numa família católica e frequentou o seminário, antes de se formar na Loyola Marymount University. Advogado de profissão, tem trabalhado em escolas de verão bahá'ís em várias funções, inclusive como bibliotecário.

Sem comentários: