segunda-feira, 21 de junho de 2004

Machado de Assis nasceu há 165 anos

Joaquim Maria Machado de Assis, jornalista, "contista", cronista, romancista, poeta e, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de Junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de Setembro de 1908. Ficou conhecido apenas como Machado de Assis no mundo das letras. É considerado um dos maiores vultos literários do Brasil.

Foi há dois anos que descobri Machado de Assis. Nas estantes do escritório do meu pai lá estavam alguns livros "a chamar por mim". Como na época podia usar transportes públicos para ir para o emprego, aproveitava o tempo da viagem em leituras. O primeiro volume que peguei foi um romance chamado Helena. O estilo fez-me lembrar o Eça. Helena é a história de dois jovens apaixonados que vão tendo cada vez mais suspeitas que são irmãos; quando decidem terminar a relação, descobrem que afinal não têm qualquer parentesco.

Depois peguei no D.Casmurro; uma história que nos leva a acreditar numa infidelidade apenas com base nas suspeitas do narrador. Seguiu-se Quincas Borba (o meu preferido!); trata-se da história de um homem que herda uma fortuna e vai enlouquecendo progressivamente; o seu único amigo verdadeiro é um cão; ao seu redor só existem "amigos" por interesse no dinheiro. Li ainda Memórias Póstumas de Brás Cubas; descreve a futilidade da vida de um indivíduo. Apesar de ser uma dos mais famosas obras do autor, não me fascinou.

Quem gosta de Eça, dificilmente deixará de gostar de Machado de Assis.

Mais informações sobre este autor estão disponíveis aqui no site da Academia Brasileira de Letras.

Sem comentários: