segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Os Filhos da Nação

O domingo de ontem foi de arromba para as cores portuguesas. O ego português tinha bons motivos para ficar inchado. Mas os media portugueses preferiram dar atenção ao caso da menina que se julga ter sido assassinada, aos futebois e a questiúnculas políticas. Os resultados dos nossos atletas paralímpicos, tal como os deficientes, ficaram para segundo plano.

Imagino o que seria se nos jogos olímpicos de Agosto, os nossos atletas tivessem conseguido cinco medalhas num único dia. Seriam aberturas de telejornais, directos de casa dos familiares dos atletas, os medalhados elevados à condição de heróis nacionais, revistas que publicariam as histórias pormenorizadas das suas vidas... Quando regressassem estariam um mar de gente no aeroporto. Os seus rostos tornar-se-iam familiares e frequentemente seriam referidos como exemplos para muitos de nós.

Mas estes eram deficientes. Na prática, cidadãos de segunda. As notícias das suas proezas também reflectem isso. É certo que alguns jornais de hoje publicam uma foto na primeira página. Mas que aconteceu às televisões no dia de ontem? Porque perderam esta oportunidade?

Não consigo esconder a minha admiração pelos nossos atletas paralímpicos. Lutam contra dificuldades que mal consigo imaginar. São discriminados em coisas que para nós são tão elementares como acessos a edifícios públicos. Mas mesmo contra essa montanha de dificuldades, aí estão eles, medalhados, eufóricos, orgulhosos...

Fica então o nome dos heróis de domingo:

* João Paulo Fernandes (medalha de ouro no torneio individual de Boccia da classe BC1)
* Pedro Silva (medalha de prata no torneio individual de Boccia na classe BC2)
* Bruno Valentim (medalha de prata no torneio individual de Boccia na classe BC4)
* Fernando Ferreira (medalha de bronze no torneio individual de Boccia na classe BC2)
* Carlos Ferreira (medalha de prata na maratona T11 [cegos totais])

E os heróis de hoje são:
* João Martins (medalha de bronze no 50 m costas, categoria S1)
* Susana Barroso (medalha de bronze no 50 m costas, categoria S3 [deficiência locomotora])

Estes sim, são os filhos da nação!

----------------------------
NOTAS
O Boccia é um desporto exclusivo para atletas com deficiência (paralisia cerebral e doenças neuro-musculares) e assemelha-se à petanca, tendo como objectivo colocar pequenas bolas de pele, azuis ou vermelhas, o mais próximo possível de uma bola alvo.

Site da FDDA:
www.portugal-paralimpicos.org

Sem comentários: