quinta-feira, 12 de abril de 2007

Um imenso sofrimento

"Uma vez fui chamado ao local de uma explosão. Ali vi um rapaz de quatro anos sentado ao lado do corpo da sua mãe, que tinha sido decapitada pela explosão. Ele estava a falar para ela, e perguntava-lhe o que tinha acontecido."
Estas palavras são das mais brutais e chocantes descrições do que se vive hoje no Iraque. Trata-se de um relato de um funcionário de uma organização humanitária que trabalha no Iraque, e foi publicado num relatório do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Mantendo-se fiel à sua neutralidade em situações de conflito, o documento do CICV não aponta culpados pelo caos iraquiano. Mas simultaneamente, declara que ninguém, - incluindo o Governo Iraquiano e as forças da coligação - tem feito o suficiente para resolver a situação.

O relatório em questão reafirma que os civis iraquianos vivem um imenso sofrimento e a sua situação se agrava de dia para dia. E os problemas mais graves são enfatizados: o sistema de saúde enfrentam tremendas faltas de pessoal e equipamentos; os sistemas de distribuição de água, esgotos electricidade encontram-se num estado crítico; a falta de alimentos e casos de subnutrição tem vindo a aumentar em várias regiões.

Os bahá’ís no Irão e no Egipto, enfrentam a discriminação; e as crianças bahá’ís no Irão até suportam humilhações nas escolas. Mas os homens, mulheres e crianças do Iraque suportam o inaceitável e o insuportável.

----------------------------------------------------------
A ler sobre este assunto:
Civilians without protection: The ever-worsening humanitarian crisis in Iraq (relatório do CICV)
Life in Iraq (BBC)
Red Cross: Iraq situation 'ever-worsening' (CNN)
Iraqis face 'immense' suffering (BBC)

1 comentário:

Raimundo Narciso disse...

Olá Marco. Já não nos "víamos" há uns tempos. Obrigado pela visita e comentário. O Iraque é uma tragédia hedionda e o mais grave é que podia ter sido evitada não fosse a cegueira, cupidez e arrogância do império (que não sendo do MAL também não não o é do bem)