quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Seis Bahá’ís e nove Cristãos detidos no Iémen

Segundo a Associated Press, nove pessoas foram detidas no Iémen por se terem convertido ao Cristianismo. O caso foi confirmado por uma fonte oficial que não se quis identificar e não adiantou muitos detalhes. As detenções ocorreram entre Maio e Agosto; os detidos ainda permanecem sob custódia policial.

O Iémen é um país onde o Islão é a religião do Estado e a Sharia a fonte de toda a legislação; a conversão de muçulmanos pode ser punível com a morte. Em casos semelhantes anteriores, os detidos foram libertados após terem negado a sua fé e suplicado o regresso ao Islão.

Além disto, a polícia confirmou também a detenção de seis Bahá'ís iranianos residentes no país há mais de trinta anos. Estes seis Bahá’ís foram acusados de pertencer a um grupo rebelde. Apesar de não estar banida oficialmente no Iémen, a religião baha’i é considerada uma heresia (e consequentemente, hostilizada) pelo clero islâmico local.

Mansour Hayel, vice-presidente do Fórum Político Omar al-Gawi e activista dos direitos humanos no Iémen considerou que as detenções são um sinal da crescente influência de organizações extremistas islâmicas naquele país da Península Arábica.

-----------------------------------------

Sem comentários: