sexta-feira, 3 de abril de 2009

PUBLICO.PT: Comunidade Bahá'í atacada no Egipto



Dezenas de aldeões muçulmanos atacaram nesta última semana as residências de elementos da comunidade bahá'i no Sul do Egipto, depois de um dos seus elementos ter dito na televisão que a aldeia de Sharoyah, perto de Sohagh, estava cheia de prosélitos dessa religião.

Segunda e terça-feira foram incendiadas e danificadas quatro casas de bahá'is, declarou à AFP uma fonte dos serviços de segurança, depois de grupos de defesa dos direitos humanos terem alertado para este problema.

Os incêndios alastraram às residências de duas famílias muçulmanas, que também ficaram danificadas, enquanto as três dezenas de bahá'is daquela localidade eram ameaçados de morte e acusados de serem "inimigos de Deus".

No fim da semana passada um canal da televisão egípcia transmitiu um debate em que um jornalista chegou a ameaçar de morte uma médica bahá'i e a partir daí tudo se precipitou

A religião bahá'i foi fundada em meados do século XIX pelo aristocrata persa Husayn-'Ali, "Baha'u'llah" (A Glória de Deus), que os fiéis desta corrente consideram o mais recente de uma vasta linha de profetas que inclui Buda, Abraão, Jesus Cristo e Maomé. Mas os muçulmanos rejeitam tal teoria, pois acreditam que Maomé é que foi o último dos profetas; e daí a perseguição que aos bahá'is é movida no Médio Oriente, desde o Egipto ao Irão.

A polícia egípcia deteve seis pessoas devido aos acontecimentos do início desta semana e está a interrogá-las, tendo entretanto destacado mais agentes para a região de Sohagh.

Há sensivelmente seis milhões de bahá'is em todo mundo, incluindo alguns milhares em Portugal, onde o mais conhecido deles é o campeão olímpico de atletismo Nelson Évora, filho de um cabo-verdiano que casou na Costa do Marfim, onde ele nasceu

--------------------------------------------------
Notícia retirada do
Público online.

--------------------------------------------------

ACTUALIZAÇÃO

Nos media internacionais, esta notícia continua a ter destaque:
Call for Egypt Bahai attack probe (BBC)
Rights groups: Muslim villagers set fire to homes of members of the Baha'i religion in Egypt (LA Times)
Baha'i homes attacked in Egypt village, families flee (Reuters)
Egypte: des villageois mettent le feu à des maisons de la minorité bahaïe (La Croix)
Grupos de defensa derechos humanos pide protección de los bahaíes en Egipto (El Confidencial)
Bahai homes attacked in Egypt after media commentary (Menassat, Lebanon)
Bahais flee Egyptian city after arson (GulfNews.com)
Baha`i Homes Attacked in Egypt Village (javno)

Sem comentários: