segunda-feira, 14 de junho de 2010

Julgamento dos dirigentes Bahá’ís iranianos parece ter terminado

Segundo o BWNS, o julgamento dos sete dirigentes bahá'ís detidos há mais de dois anos no Irão parece ter chegado ao fim após três dias de audiências sucessivas. Os sete compareceram perante o Tribunal Revolucionário de Teerão, na manhã de 12 de Junho (sábado) e regressaram à prisão de Evin pouco depois do meio-dia. Novas sessões do julgamento tiveram lugar no domingo e durante a manhã de segunda-feira.

"Podemos confirmar que se realizou uma sessão do julgamento hoje em Teerão", disse Bani Dugal, a principal representante da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas, "e parece - de acordo com o que ouvimos - que o próprio julgamento, já terá terminado. Mas, neste momento, não temos mais informações".

Os réus são Fariba Kamalabadi, Jamaloddin Khanjani, Afif Naeimi, Saeid Rezaie, Mahvash Sabet, Behrouz Tavakkoli e Vahid Tizfahm. Antes de serem detidos, eles eram responsáveis pelas necessidades espirituais e sociais da comunidade Bahá'í do Irão (cerca de 300.000 pessoas). O grupo tem estado detido na prisão de Evin desde Maio de 2008, e o julgamento apenas se iniciou em Janeiro deste ano.

BERLIM: um momento da acção de protesto a favor dos Yaran (dirigentes Bahá'ís iranianos)

Entretanto, no passado dia 12 de Junho realizou-se uma acção global protesto contra as violações dos direitos humanos no Irão. Nesse mesmo dia, a União Europeia e o Canadá emitiram declarações fortes exigindo que o Irão respeite o Direito Internacional

Em uma declaração feita em nome da União Europeia, o seu Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Catherine Ashton, afirmou: "Apelamos ao Irão que respeite o direito a um julgamento justo, tal como consagrado no artigo 14 do CIDCP (Convénio Internacional sobre Direitos Civis e Políticos). A discriminação. contra as minorias religiosas e étnicas, e contra as mulheres são outras áreas de preocupação."

"Estamos perturbados por graves relatórios sobre maus-tratos e torturas aos detidos, assim como as alegações de confissões forçadas", afirma a declaração da UE. "A UE acompanhará de perto o julgamento de líderes Baha'i, a este respeito."

"Aproveitamos esta oportunidade para tranquilizar o povo iraniano de que eles não foram esquecidos: a UE continuará a falar e apelar às autoridades iranianas para que respeitem os direitos dos seus cidadãos, em conformidade com as obrigações internacionais a que se comprometeram ao abrigo do Convénio Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e de outros tratados de direitos humanos", conclui o comunicado.

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, também instou o Irão a respeitar os direitos de sua Comunidade Bahá'í e a "terminar a perseguição, discriminação e detenção dos seus membros."

"Soubemos que o julgamento dos sete dirigentes da Comunidade Baha'i devia ter lugar hoje", disse Stephen Harper "e apelamos a que o regime iraniano para assegurar que o devido processo legal seja respeitado."

--------------------------------
FONTES:
Ongoing trial of Iran's Baha'i leaders highlighted on global day of action (BWNS)
Trial of seven Iranian Baha'i leaders appears to have ended (BWNS)

Sem comentários: