quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Baha’is Europeus assinalam Centenário das viagens de 'Abdu'l-Bahá

Os Bahá'ís da Europa têm vindo a comemorar o 100º aniversário das históricas viagens de 'Abdu'l-Bahá ao Ocidente, reflectindo sobre as qualidades do seu carácter único. Em França, Suíça e Reino Unido, grupos de crentes têm estudado a vida de 'Abdu'l-Bahá e debatido como se podem hoje inspirar nos Seus serviços à comunidade que os rodeia.

'Abdu'l-Bahá (1844-1921) foi o filho mais velho de Bahá'u'lláh e Seu sucessor nomeado como o chefe da Fé Bahá'í. Após a Revolução dos Jovens Turcos de 1908, quando todos os presos políticos e religiosos do Império Otomano - incluindo 'Abdu'l-Bahá e Sua família - foram libertados, Ele começou a planear a apresentação, em pessoa, dos ensinamentos Bahá’ís ao mundo, para além Médio-Oriente. Em Agosto de 1911, partiu do Egipto para França, permanecendo primeiro alguns dias em Marselha, antes de ir para Thonon-les-Bains e, depois, para Genebra, na Suíça, durante quatro dias.

Bahá'ís de Bristol reunidos frente à residência ocupada por 'Abdu'l-Bahá quando esteve naquela cidade

ESFORÇOS INCANSÁVEIS

Nos dias 27-28 de Agosto, realizou-se um encontro na Universidade de Genebra para reflectir sobre o significado da permanência de 'Abdu'l-Bahá na Suíça e a sua relevância para o trabalho da comunidade Bahá'í de hoje. "A noção de serviço esteve sempre presente durante todo o fim-de-semana. Nós vimos como o exemplo de Abdu'l-Bahá nos inspira a servir: como Ele estimulou a criação de comunidades, como Ele serviu a humanidade, e influenciou o pensamento público. Estas são as mesmas coisas em que os Bahá’ís estão a trabalhar agora", observou John Paul Vader, membro da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís da Suíça.

"O que realmente impressionou a todos foi o facto de 'Abdu'l-Bahá ter sido capaz de empreender uma viagem tão extenuante, numa idade tão avançada", acrescentou o Dr. Vader. "Nós, mesmo em condições muito confortáveis muitas vezes consideramos que viajar, mesmo durante uma hora, é um pouco cansativo - mas vimos como Ele foi incansável nos Seus esforços."

Numa mensagem enviada em Abril deste ano, a Casa Universal de Justiça sublinhava como 'Abdu'l-Bahá, durante as Suas viagens, expôs os ensinamentos Bahá’ís em "casas e salões, igrejas e sinagogas, parques e praças públicas, carruagens de comboio e transatlânticos, clubes e sociedades, escolas e universidades. "

"Para todos, sem distinção - funcionários, cientistas, trabalhadores, crianças, pais, exilados, activistas, religiosos, cépticos - Ele transmitiu o amor, a sabedoria e o conforto, quaisquer que fossem as necessidade de cada um", escreveu a Casa Universal de Justiça.

Na escola Bahá'í anual, realizada em Evian, França, de 27 Agosto a 3 Setembro, os participantes exploraram o significado do que é "seguir o caminho de 'Abdu'l-Bahá", quando falaram sobre as actividades atuais das suas comunidades

"Pensamentos de 'Abdu'l-Bahá estiveram sempre presentes, nas principais palestras e em cada momento artístico", disse Laurence Dia, um dos organizadores da escola. "Percebemos que, seguindo os Seus passos, encontraríamos as forças de que necessitamos, para irmos em frente com os nossos esforços - e ir mais longe"

GLORIOSA MENSAGEM DE UNIDADE

'Abdu'l-Bahá chegou a Londres para uma estadia de quatro semanas, no dia 4 de Setembro de 1911. No Seu primeiro discurso público - dado na igreja City Temple, seis dias após a Sua chegada à cidade - Ele disse à congregação: "A dádiva de Deus para esta época luminosa é o conhecimento da unidade da humanidade e da unidade fundamental de religião ".

Em todo o Reino Unido, grupos de amigos têm vindo a utilizar o centenário como uma oportunidade para estudar a forma de aplicar as lições de 'Abdu'l-Bahá nas suas próprias vidas.

Em 10 de Setembro, na cidade de Reading - por exemplo – os Bahá'ís reuniram-se com os seus vizinhos para estudar as palavras que Ele tinha proferido no City Temple, exactamente 100 anos antes. Um participante, motorista de táxi de Gana, comentou sobre como o amor e a unidade mencionada no "discurso de Abdu'l-Bahá estava presente no espírito deste encontro". Outro vizinho, de origem nepalesa, mencionou a "gloriosa mensagem de unidade" de 'Abdu'l-Bahá.

Num encontro em Epsom, realizada no mesmo dia, a Presidente do Município - Conselheira Sheila Carlson - disse que achava que as crianças em idade escolar deveriam aprender sobre 'Abdu'l-Bahá, juntamente com Martin Luther King e Madre Teresa.

No aniversário da viagem de 'Abdu'l-Bahá para Bristol, 23-25 de Setembro, actores, contadores de histórias e músicos mostraram factos ocorridos no fim-de-semana que Ele passou na cidade e da profunda impressão que causou nas pessoas que encontrou.

A RESPOSTA DE AMOR

Em Londres, uma peça especialmente encomendada, representando a visita de 'Abdu'l-Bahá, vista através dos olhos da sua anfitriã, Lady Blomfield, foi estreada em 15 de Setembro no cenário histórico do Leighton House Museum.

Na audiência estavam pessoas que hoje vivem em Cadogan Gardens 97, o bloco de apartamentos onde 'Abdu'l-Bahá permaneceu durante a Sua visita. Um comentou que foi "maravilhoso aprender um pouco mais da história fascinante da minha casa."

"Foi tão extraordinário encontrar a filha de uma mulher que lá mora e testemunhar o seu espanto com a história espiritual do edifício", disse Sarah Perceval, que escreveu o roteiro e interpretou o papel de Lady Blomfield.

"Toda a gente teve uma resposta tão sincera, esta noite ... Realmente uma resposta de amor", disse ela.

MENSAGEM REAL

Dois dias depois, foram representados extractos da peça, na igreja de St. John, Smith Square, onde a Comunidade Bahá’í deWestminster, se reuniu com os seus amigos, 100 anos depois de 'Abdu'l-Bahá Se ter dirigido a esta congregação, a convite do então Arquidiácono de Westminster, Basil Wilberforce.

Um dos destaques do encontro foi uma mensagem especial enviada pela princesa Helena, bisneta da rainha Maria da Roménia (1875-1938), que foi a primeira personalidade real a abraçar os ensinamentos Bahá’ís.

"Para mim, a mensagem desta grande fé é tão importante hoje como sempre foi", escreveu a princesa Helena. "Numa sociedade cada vez mais secular, onde as forças do mercado, o consumismo desenfreado e o egoísmo são considerados virtudes, a Fé Bahá'í oferece uma forma alternativa de vida, enraizada na propagação da justiça, da unidade e do estabelecimento da paz para trazer prosperidade e bem-estar colectivos

“Historicamente... os mensageiros de semelhante radicalismo, foram considerados subversivos. Isto parece ter sido verdade para 'Abdu'l-Bahá que, por causa da Sua profunda fé na bondade de Deus e na Sua orientação, passou a maior parte da sua vida no exílio.

"Homens inferiores ter-se-iam tornado amargos por estarem separados da sua terra natal, mas isso não aconteceu com Abdu'l-Bahá. Ele escolheu um caminho diferente e tornou-Se um grande embaixador da paz e da justiça, e um hóspede bem-vindo entre todos os povos de boa vontade e fé. Essas pessoas são únicas, inspiradoras e desafiadoras, e nós precisamos de ouvir as suas mensagens de esperança", escreveu a princesa Helena.

------------------
FONTE: European Baha'is mark centenary of 'Abdu'l-Baha's journeys (BWNS)

Sem comentários: