Além das notícias, têm vindo a aparecer um conjunto de artigos de opinião que me deixam surpreendido, quer pela força com que se lançam contra o tradicionalismo, quer pela descrição do tipo de problemas que as pessoas naquele país ainda enfrentam, quer pelas questões que são colocadas.
Um outro texto Tradition Vs. Religion refere a forma como as mulheres não eram marginalizadas no tempo de Maomé. Podiam assistir aos sermões nas mesquitas, ser conselheiras de governantes, trabalhar na assistência aos doentes e necessitados; nada disto acontece hoje na Arábia Saudita. O autor do texto questiona mesmo a imposição da utilização do véu; refere como isso tem sido utilizado para fins criminosos (nomeadamente, por terroristas). Relata ainda um caso de uma muçulmana americana que visitou pela primeira vez a Grande Mesquita em Meca; quando estava em frente da Kaaba sentiu um êxtase espiritual difícil de descrever. Um velho barbudo aproximou-se dela aos gritos, "Tape o rosto!" e bateu-lhe com um pau. Um verdadeiro ignorante da verdade e tolerância do islão, conclui o autor.
Se os factos que estes artigos descrevem podem ser chocantes e mesmo absurdos para nós, parece-me que pelo facto de serem publicados já é um passo em frente. Mas mudar mentalidades é algo que pode levar uma ou mais gerações.
Sem comentários:
Enviar um comentário