segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Hilda: Uma Grande Mulher

Hilda Summers nasceu a 26 de Novembro de 1916, na freguesia da Encarnação, em Lisboa. Era filha de Edward Joseph Summers (de nacionalidade inglesa) e de Carmen Deligant Summers (de nacionalidade francesa). O pai seguia a confissão anglicana e a mãe, a católica. O seu talento para línguas estrangeiras permitiu-lhe tirar facilmente um curso intensivo de secretária de administração na Pitmann School, em Londres. Ali trabalhou em grandes empresas sempre dentro deste campo e tinha muita afinidade com pessoas estrangeiras às quais se dirigia com todo o seu à-vontade.

Quis a Providência que a Hilda, quando atravessava uma fase triste da sua vida, sozinha e com a responsabilidade do seu primeiro filho ainda muito pequeno (o Michel), fosse um dia assistir a uma conferência pública no Instituto britânico; as palestrantes eram duas senhoras estrangeiras, Valerie Nichols e Louise Baker (as duas primeiras pioneiras Bahá’ís em Portugal). Foi ali que ouviu pela primeira vez a Mensagem de Bahá'u'lláh.

Não deixa de ser curioso que nesta conferência tenham pedido à Hilda para ler uma oração Bahá’í em inglês; ela leu a oração com a maior devoção. Sentiu-se apreciada e o ambiente, os princípios e a maneira de estar das pessoas fizeram-na sentir como “um peixinho dentro d’água”. Rapidamente adoptou esta nova família participando intensamente em todas as reuniões.

No dia 4 de Novembro de 1948, Hilda aceitou a religião bahá'í. Era uma das primeiras bahá’ís portuguesas.

O apartamento dos Summers, em Lisboa, tornou-se ponto de encontro e local de muitas reuniões bahá'ís. No Portugal amordaçado pela ditadura salazarista, aquela movimentação de pessoas, levou a uma denúncia por parte do porteiro do prédio. Hilda e Charlotte (uma outra jovem bahá'í) encheram-se muita coragem, livros e panfletos e, na polícia explicaram que a Fé Bahá’í não se tratava de um movimento político, mas sim de uma Religião Mundial. Na esquadra foram tratadas com toda a amabilidade e respeito; por fim, a polícia deixou-as ir em paz.

Em 17 de Dezembro de 1948, Hilda fez parte do 1º Grupo Administrativo Bahá’í de Lisboa, formado por 8 membros, sendo ela a secretária e, em 1949, foi eleita membro da 1ª Assembleia Espiritual Local de Lisboa. Nesse ano, participou (juntamente com Lucinda Baptista) numa Conferência Bahá’í em Bruxelas (onde estavam representados 10 países) e em 1950 numa outra Conferência Bahá'í na Dinamarca (também estiveram presentes Charlotte Stirrat e Alberto Dannemberg).

Em 1951, Hilda casou com José Caetano Xavier Rodrigues. E passados dois anos, após participarem na Conferência Internacional Bahá’í de Estocolmo, ofereceram-se como "pioneiros" para a Guiné Bissau. A sua decisão de se instalarem na Guiné era a resposta a um apelo aos bahá’ís para que se espalhassem pelo mundo. Naquela época existiam muitos territórios no mundo onde não residiam bahá'ís. Tinham sido identificados os países e territórios que deveriam receber esses "pioneiros" e feito um apelo geral à comunidade pedindo aos crentes que se instalassem naqueles países com o objectivo de divulgar a mensagem de Bahá'u'lláh e criar novas comunidades. Os crentes que responderam a esse apelo, e se instalaram nesses países, receberam mais tarde o título de "Cavaleiro de Bahá'u'lláh"; foi uma forma de homenagear a sua coragem e empenho na divulgação da Causa Bahá’í.

Os "Cavaleiros de Bahá'u'lláh", os crentes que levaram a mensagem bahá'í
a países e territórios onde não existiam bahá'ís. (foto de 1992)


Na Guiné (que na época era colónia portuguesa) permaneceram um ano e alguns meses. Ali nasceram as suas duas filhas, Sitárih (1953) e Stella (1954). A presença daquela família marcou o início da presença física e espiritual da comunidade bahá'í naquele país. O ambiente repressivo que se vivia naquele território condicionava e limitava profundamente qualquer actividade bahá’í. Antes de serem obrigados a abandonar a Guiné, em 1955, por ordem da polícia, deram a Mensagem de Bahá'u'lláh a Eduardo Duarte Vieira, um funcionário da antiga DGS (Direcção Geral de Segurança) que viria a tornar-se o primeiro mártir bahá’í africano.

De regresso a Portugal, pensaram em levar novamente a Mensagem Bahá'í a África; desta vez escolheram Angola. E assim, em 1956, instalaram-se em Luanda, cidade onde nasceu o filho, Kim (1957). Ali ajudaram a consolidar e a desenvolver a comunidade bahá'í de Angola. Regressariam a Portugal só no início dos anos 60, onde continuaram envolvidos em diversas actividades da comunidade Bahá'í (a Hilda foi membro da Assembleia Espiritual Nacional de Portugal durante 21 anos). Em 1963, Hilda participou no Congresso Mundial Bahá'í, realizado em Londres, juntamente com mais 16 Bahá'ís de Portugal, entre os quais: Virgínia Orbison, Celestino Silva, Mansour Masrour, Richard e Evelyn Walters e outros.

No início dos anos 80 iniciou um período de "serviço à família" - foi morar em Mira e depois em Viana do Castelo com a sua filha Stella e os netos. Este serviço à família, não a impedia de continuar envolvida em actividades bahá’ís.

Em Maio de 1992, Hilda foi a Haifa por ocasião do CENTENÁRIO DO FALECIMENTO DE BAHÁ'U'LLÁH. Aquele momento tão especial em que os bahá'ís homenageavam o Fundador da sua religião, foi considerado também o ideal para homenagear aqueles crentes que décadas antes tinham respondido ao apelo para espalha a Mensagem de Bahá'u'lláh por todo o mundo. Um pergaminho contendo o nome desses "Cavaleiros de Bahá'u'lláh" foi depositado à entrada do túmulo de Bahá'u'lláh. Hilda conta ter sido uma emoção fortíssima ao ouvir a caixa cair para dentro da terra e ao relatar este impressionante momento os seus olhos encheram-se de lágrimas.

No passado dia 4 de Dezembro, faleceu em Darque, Viana do Castelo.

--------------------
Quero deixar aqui um agradecimento à Stella por me ter fornecido os dados biográficos da sua mãe.

Sem comentários: