Todas as religiões possuem características únicas e características comuns. As características únicas são determinadas pelas necessidades espirituais dos povos a quem essa religião se destina, assim como a sua maturidade social desses povos. A evolução dessa religião (e da recém nascida comunidade religiosa) fica de alguma forma condicionada pelas características dos primeiros crentes.
A maioria dos primeiros cristãos eram pescadores, gente humilde, do fundo da escala social; conseguiram espalharam a Mensagem por várias províncias do Império Romano. A maioria dos primeiros muçulmanos provinha das tribos bárbaras da península arábica; pegaram em armas para espalhar o Islão e em poucos anos construiram um império e uma civilização. A maioria dos primeiros seguidores do Báb eram estudantes de escolas religiosas; Tahirih é recordada como poetisa; os textos de Quddus reflectem uma grande beleza e espiritualidade; Nabil viu o seu nome imortalizado com as suas crónicas.
De que forma estas características destes primeiros crentes Babís e Bahá'is influenciará a evolução desta religião? Ainda vamos ter de esperar uns séculos para começar a perceber isso.
Sem comentários:
Enviar um comentário