Será que a Igreja Católica e a direita espanhola pensam que, entre os republicanos que morreram às mãos dos golpistas, não havia pessoas que professavam, sinceramente, a religião católica? Pensarão que, por serem republicanos já não poderiam ser crentes? Esta exclusão será um castigo que a Igreja aplica ao "bando republicano", pois a sua beatificação poderia significar um reconhecimento desta realidade complexa? E que dizer do assassinato, por Franco, de curas bascos, entre outros? Será pura casualidade a coincidência desta beatificação com a aprovação da Lei da Memória Histórica prevista para os dias 30 e 31 deste mês?
(...)
Em vez de beatificações e maldições, a Espanha religiosa e anti-religiosa talvez precisasse, sobretudo, de silêncio para se interrogar, até ao fundo da alma, como é que foi possível tanta crueldade.
"Povo de Bahá" é uma expressão frequentemente utilizada nas Escrituras Bahá'ís para designar os crentes em Bahá'u'lláh, i.e., os Bahá’ís.
domingo, 28 de outubro de 2007
Beatificação de 498 mártires em Espanha
Frei Bento Domingues, hoje no Público, a propósito da beatificação de 498 mártires espanhóis do tempo da Guerra Civil naquele país:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário