sábado, 2 de agosto de 2008

Uma campanha da perseguição contra uma fé da tolerância

Aqui fica a tradução de um artigo de BENJAMIN BALINT, publicado ontem no Wall Street Journal.
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No início deste verão, a UNESCO adicionou os lugares sagrados Baha’is aqui [de Israel] à sua lista de locais de Património Mundial. Responsáveis Baha’is saudaram o anúncio com entusiasmo. “[Ele] destaca a importância dos lugares sagrados de uma religião que em 150 anos evoluiu de um pequeno grupo situado apenas no Médio Oriente para uma comunidade mundial com os seguidores em virtualmente todos os países,” disse Albert Lincoln, secretário geral da comunidade internacional Baha’i, sedeada em Haifa. Os Baha'is, dedicados à idéia de que todas as grandes religiões ensinam as mesmas verdades fundamentais sobre um Deus incognoscível, são agora mais de cinco milhões. O Sr. Lincoln acrescentou que o grupo está “particular grato ao governo de Israel por ter apresentado esta candidatura.”

Existem impressionantes locais de culto Baha’i numa dúzia de cidades, desde Nova Deli, na Índia, à sede americana em Wilmette, Illinois. Mas encontramos nas encostas íngremes do Monte Carmêlo, na costa oriental do Mediterrâneo, um local de 100 acres que alberga os arquivos Baha’is e a Casa Universal de Justiça, um edifício neoclássico onde reside o órgão governativo mundial (constituído por nove membros eleitos) e uma equipa de mais de 600 funcionários. No centro literal e espiritual do local, está o santuário de Mirza Ali Muhammad, conhecido como o Bab (“porta”) - o precursor que em 1844 anunciou esta fé monoteísta - que ali se encontra sepultado num mausoléu de cúpula dourada.

Embora o Bab tenha sido executado por insurreição e heresia em 1850, em Tabriz, no Irão, os seus seguidores levaram os seus restos mortais para a Terra Santa na década de 1880, e sepultaram-no aqui 1909, seguindo instruções do fundador da fé, Mirza Hussein Ali. Bahá'u'lláh (“Glória do Deus”), como o fundador é conhecido, chegou à região em 1868 como um prisioneiro dos otomanos depois de ter sido exilado da Pérsia, acusado de actividades revolucionárias e da conspiração assassinar o Xá.

Actualmente, o recinto atrai mais meio milhão visitantes por ano, incluindo os peregrinos Baha’is que vêm para visitas de nove dias, e os turistas que vêm passear nos jardins em forma de imaculados terraços curvos imaculados no exterior do santuário - nove acima e nove abaixo deste. Os terraços, projectados por Fariburz Sahba, e terminados em 2001, correspondem aos 18 primeiros discípulos Baha’is. Exigem uns 80 jardineiros e um custo de manutenção anual de aproximadamente 4 milhões de dólares.

Contudo, nem tudo vai calmo para Bahaismo. Apesar de toda a benevolência seus membros usufruem dos seus anfitriões israelitas (seguindo uma instrução de Bahá'u'lláh emitida imediatamente depois da sua chegada aqui, a religião nem procura nem aceita convertidos em Israel), eles sofrem a perseguição miserável em países islâmicos. E mais do que em qualquer outro lugar, no Irão Em nenhuma parte mais assim do que em Irão, o berço da fé.

Em Maio, seis dirigentes da comunidade de Baha’i foram presos em Teerão; permanecem incomunicáveis. As detenções são mas a mais recente vaga de um ódio de duas décadas dirigido contra uma fé considerada uma heresia muçulmana. Durante o regime Pahlevi (1927-79), as escolas Baha’is foram forçadas a encerrar, e a sua literatura foi proibida. O exército dos Xá destruiu o Centro Nacional Baha’i em Teerão em 1955.

Após a revolução dos ayatollahs de 1979, as coisas ficaram ainda piores para os Baha’is. Os guardas revolucionárias destruíram a casa do Bab, em Shiraz, e construíram uma mesquita sobre os escombros. Posteriormente, arrasaram a mansão que tinha pertencido ao pai de Bahá'u'lláh. Os oficiais iranianos usaram escavadoras para destruir cemitérios Baha’is em Najafabad e em Yazd, e em Babol, profanaram a sepultura de Quddus, um dos primeiros discípulos do Bab.

Esses incidentes iniciaram uma purga sistemática, apoiada pelo Governo. Os Baha’is foram expulsos das universidades, sujeitos à intimidação e à prisão arbitrária, e ficaram sem liberdade de culto. Todos os funcionários públicos Baha’is foram demitidos. Em 1991, o secretário do Supremo Conselho Cultural Revolucionário de Irão, Seyyed Mohammad Golpaygani, emitiu uma directiva, aprovada pessoalmente pelo Ayatollah Ali Khamenei, declarando que o “emprego estará recusado às pessoas que se identificam como Baha’is.” Alguns fiéis foram denunciados como agentes sionistas e torturados. Ao todo, os Baha’is afirmam que mais de 200 crentes foram executados no Irão desde o início da revolução, incluindo 10 mulheres de Baha’is enforcadas por darem aulas de religião às crianças.

É difícil imaginar uma corrente de intolerância religiosa mais pura do que o fanatismo que grassa na classe dirigente do Irão. É tão difícil quanto imaginar uma essência de tolerância mais pura do que aquela que caracteriza os Baha’is, que reconhece Abraão, Krishna, Moisés, Zoroastro, Buda, Jesus e Maomé como mensageiros divinos; que pregam o pluralismo, a igualdade entre os sexos, a instrução universal e a harmonia entre o conhecimento secular e religioso; e que insistem na unidade da humanidade, ao ponto de encorajarem explicitamente o casamento inter-racial.

A intolerância odeia a tolerância acima de tudo. No mesmo momento em que a UNESCO decidiu reconhecer aquilo que chama “o valor universal proeminente” dos santuários de Carmêlo e aquilo que representam, os mullahs são impelidos a perseguir estes crentes que emergiram no coração do próprio Islão -- e quem representam um futuro que o Islão fanático, desastrosamente, preferiu rejeitar.

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O Sr. Balint, é um escritor residente em Jerusalem, e editorialista do jornal Jerusalém Post.

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