sábado, 9 de abril de 2022

Orar – e Agir – pelo Povo da Ucrânia

Por Kathy Roman.



O mundo está em choque vendo as tropas russas a ocupar a Ucrânia, atacando militares ucranianos, depósitos de combustível e bases aéreas.

O mais horrível de tudo, como vimos em reportagens na televisão, tem sido a destruição de hospitais, escolas e bairros residenciais. Os ataques aéreos e os mísseis obrigaram muitos cidadãos ucranianos a procurar abrigos antiaéreos. Muitos outros que tentam fugir à brutalidade da guerra deixam o país – quase um milhão de pessoas até hoje – estão retidas na fronteira ocidental do país devido às longas filas de espera.

Esses refugiados têm pouco ou nenhum acesso à água e a ou outros recursos; e têm a fome e a morte atrás de si. Migrantes e estudantes internacionais também têm sido fortemente afectados – especialmente, os provenientes do Sudeste Asiático, África e Médio Oriente. Pensemos apenas no impacto sobre as mulheres grávidas, os bebés e pessoas com deficiências ou doenças devido à falta de acesso a apoio médico essencial.

Esta agressão alarmante provocou uma enorme crise humanitária na Ucrânia e em toda a Europa. O que é que nós, como uma sociedade preocupada e como indivíduos compassivos, podemos fazer para ajudar os nossos semelhantes nesta hora crucial? Seremos incapazes para ajudar?

Na verdade, não somos.

Conforme demonstrado pelas sanções internacionais que agora estão em vigor, e por outras que estarão por vir, podemos - como uma família humana colectiva - levantar-nos contra essa atrocidade. Como Bahá'u'lláh aconselhou claramente há mais de 160 anos, quando agressores sedentos de poder invadem outros países, todos os governos do mundo devem levantar-se contra essa injustiça como uma frente unida para defender a segurança coletiva do mundo:

Estai unidos, ó assembleia de soberanos do mundo, pois assim a tempestade da discórdia acalmar-se-á entre vós, e os vossos povos encontrarão sossego. Se algum de vós pegar em armas contra outro, levantem-se todos contra ele, pois isso nada mais é do que justiça manifesta. (Gleanings From the Writings of Bahá’u’lláh, CXIX)

Como Bahá'í, fui criada na convicção de que a unidade poderia agir como a cola para consertar o nosso mundo despedaçado. “A Terra é um só país e a humanidade os são seus cidadãos”, escreveu Bahá'u'lláh, e sei que muitos concordam ao ouvir esta importante frase que é repetida tantas vezes. Mas a unidade nunca pode ser alcançada se as ambições egoístas daqueles que exercem o poder usurpam os direitos e a vida de cada indivíduo. Valorizar um pedaço de terra acima das vidas humanas é insensato, impiedoso e cruel. Por causa de alguns, milhares morrem e milhões ficam destroçados, desalojados e forçados a viver na maior miséria.

Os ensinamentos Bahá'ís condenam fortemente contra essa horrível tendência humana para matar os outros por causa de um mero pedaço de terra, tal como 'Abdu'l-Bahá fez numa palestra em Paris antes da Primeira Guerra Mundial:

O mais elevado dos seres criados luta para obter a forma mais baixa de matéria, a terra! A terra não pertence a um povo, mas a todos os povos. Esta terra não é o lar do homem, mas o seu túmulo. É pelos seus túmulos que estes homens lutam. Não há nada tão horrível neste mundo quanto o túmulo, a morada dos corpos em decomposição dos homens. (Paris Talks, p.28)

Ouvi uma mulher a ser entrevistada no noticiário ontem sobre a ocupação ilegal da Ucrânia. A sua resposta foi reveladora: “A única coisa que aprendemos com a história é que não aprendemos com a história!

Por muito verdadeira que seja esta afirmação, ainda tenho esperança de que com o tempo estejamos a evoluir como um só povo neste planeta. Claramente, um grande e crescente número de pessoas conscientes deseja sinceramente uma paz global duradoura. As vozes que se erguem em todo o mundo em apoio do povo ucraniano provam isso. Essas vozes reconhecem que somos todos uma família humana e que, se acontecer uma agressão a um membro dessa família, todos somos afectados.


Os ensinamentos Bahá'ís dizem que esse progresso pacífico deve ser apoiado e iniciado pelos nossos governos – mas também deve começar nos nossos corações:

Se desejais de todo o coração, a amizade com todas as raças da terra, o vosso pensamento, espiritual e positivo, espalhar-se-á; tornar-se-á o desejo dos outros, crescendo e tornando-se cada vez mais forte, até atingir a mente de todos os homens. ('Abdu'l-Bahá, Paris Talks, p. 29-30)

Para terminar esta guerra, todos nós podemos ajudar nos esforços de auxílio, contactar os nossos representantes eleitos e orar pela paz. A oração colectiva tem uma influência poderosa. Tal como a Bíblia declara em Mateus 18:20: “Pois onde duas ou três pessoas se tiverem juntado em meu nome, aí estou eu no meio delas.” Quando nos sentimos impotentes para ajudar os nossos irmãos agredidos no estrangeiro, as nossas orações criam uma ligação de acesso à ajuda divina. Devemos ter o povo da Ucrânia nos nossos corações e mentes e lembrar-nos que estamos todos ligados.

Depois de ver o noticiário na TV ontem à noite, senti que não conseguia dormir. Tudo o que pude fazer foi ver imagens de pessoas escondidas em abrigos antiaéreos, com jovens mães a segurar os seus bebés – e depois, longas filas de pessoas em fuga, junto à fronteira da Polónia e armazéns repletos com pessoas traumatizadas. Então decidi fazer uma doação para ajudar a aliviar a dor de algumas vidas preciosas, e orei, com esta linda oração Bahá'í pela paz de 'Abdu'l-Bahá:

Ó Senhor bondoso! Criaste toda a humanidade do mesmo tronco. Decretaste que todos pertencessem ao mesmo lar. Na Tua Santa Presença, todos são Teus servos e todo o género humano se abriga sob o Teu Tabernáculo; todos se reuniram na Tua Mesa de Dádivas e estão iluminados com a luz da Tua Providência.

Ó Deus! És bondoso para com todos, providencias todos, proteges todos, e conferes vida a todos. Dotaste todos com talentos e faculdades, e todos estão submersos no Oceano da Tua Misericórdia.

Ó Tu, Senhor bondoso! Une todos. Permite que as religiões concordem e torna as nações uma só, para que se vejam uns aos outros como uma única família e vejam a terra como um só lar. Que todos possam viver juntos em perfeita harmonia.

Ó Deus! Ergue o estandarte da unicidade do género humano!

Ó Deus! Estabelece a Mais Grandiosa Paz!

Fortalece os corações uns com os outros, ó Deus!

Ó Pai bondoso, Deus! Alegra os corações com a fragrância do Teu amor. ilumina os nossos olhos com a Luz da Tua Guia. Deleita os nossos ouvidos com as melodias da Tua Palavra e protege-nos no Fortaleza da Tua Providência.

Tu és o Forte e o Poderoso! Tu és o Clemente e és Aquele Que perdoa as faltas de toda a humanidade.

Esta manhã vou tentar saber mais sobre esta triste crise humanitária para descobrir se existem outras maneiras de ajudar, e vou orar um pouco mais. Querem juntar-se a mim?

Como posso ajudar?

-----------------------------
Texto original: Praying – and Acting – for the People of Ukraine (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Kathy Roman é educadora reformada, aspirante a escritora, esposa e mãe de dois filhos que vive em Elk Grove, California (EUA), onde serve como responsável de Informação Pública Bahá’í.

Sem comentários: